Como os líderes de marketing utilizam – e o que falam sobre IA
Orbit Data Science analisou publicações desses profissionais no LinkedIn para identificar como a tecnologia vem sendo aplicada
Como os líderes de marketing utilizam – e o que falam sobre IA
BuscarComo os líderes de marketing utilizam – e o que falam sobre IA
BuscarOrbit Data Science analisou publicações desses profissionais no LinkedIn para identificar como a tecnologia vem sendo aplicada
Bárbara Sacchitiello
23 de maio de 2025 - 11h47
(Credito: Divulgação)
A Inteligência Artificial já vem pautando parte do trabalho e das conversas da indústria de comunicação há algum tempo. E, mais do que projeções, os líderes de marketing já estão aplicando a tecnologia de forma prática em seu cotidiano.
Esse é um dos insights extraídos de uma pesquisa feita pela Orbit Data Science, que analisou postagens de 77 líderes de marketing das maiores marcas do Brasil feitas no LinkedIn.
Para a avaliação, foram analisados posts e conversas a partir de 137 publicações feitas por esses líderes na rede social.
Por essa amostra, a Orbit Data Science apontou que 69% já falam sobre o uso prático de inteligência artificial no dia a dia de suas equipes.
Para esse grupo, o uso da IA está atrelado diretamente a busca por eficiência, por maior produtividade e novas ferramentas de criatividades.
Segundo avaliação feita a partir das publicações desses profissionais, a maioria da utilização da IA está atrelada a automação de tarefas consideradas repetitivas, além da produção de conteúdo, análise de dados, melhoria do atendimento ao cliente e personalização das campanhas.
Na análise da Orbit Science, isso mostra que, para além da eficiência nas operações, a IA já vem sendo utilizada como aliada e parte dos processos criativos.
A pesquisa também apontou os temas sobre os quais os líderes de marketing mais falam quando publicam algo sobre inteligência artificial.
A maior parte das conversas ainda é sobre os impactos da tecnologia no mercado de trabalho (39%), seguida por conversas a respeito do uso de IA nos fluxos internos de marketing (30%).
A maioria dos profissionais partilha da opinião de que a IA não irá tirar os empregos das pessoas, mas será responsável por redesenhar os escopos de trabalho.
O estudo apontou, ainda, que os líderes acreditam que já existe uma demanda por eficiência com Ia na rotina do marketing e que as ferramentas acabam sendo partes indispensáveis das entregas.
A análise também destacou que 53% dos profissionais dizem que já usam algum tipo de inteligência artificial também em processos criativos, fazendo uso de ferramentas, por exemplo, para brainstormings e busca por insights.
A importância do conhecimento e de utilização de IA no trabalho também ficou evidente. Entre os profissionais de marketing pesquisados, 57% acreditam que aqueles que não se adaptarem ao uso da tecnologia poderão ficar para trás.
Porém, eles também reconhecem que implementar a inteligência artificial no dia a dia não é uma tarefa simples: 16% dos líderes falam sobre as barreiras envolvidas na adoção da tecnologia e a maioria dos profissionais pesquisados declarou que precisou tomar frente para protagonizar as conversas sobre implementação da IA em suas organizações.
Por fim, a Orbit Science apontou quatro perfis diferentes em relação ao uso de IA. Existem os líderes táticos (focados em eficiência); os entusiastas (abertos a experimentar); os comunicadores (voltados ao engajamento do time) e os visionários (interessados no papel transformador que a IA pode ter nos negócios).
Compartilhe
Veja também
GAC aposta na emotividade para iniciar trajetória no Brasil
Fabricante chinesa inicia a venda dos primeiros modelos no País e, em vez de tecnologia, escolhe destacar o papel do carro na vida e jornada das pessoas
Heineken move bar de Londres para Portugal para a final da Champions feminina
Marca decidiu celebrar a superstição de torcedoras levando uma réplica de um bar até a cidade que recebrá a final da competição