Como quebrar barreiras do acesso ao digital
No Wired 2013, um grupo de pessoas que veem os computadores como um ambiente aberto para a criação de seu próprio destino
No Wired 2013, um grupo de pessoas que veem os computadores como um ambiente aberto para a criação de seu próprio destino
Meio & Mensagem
21 de outubro de 2013 - 6h29
(*) Por Lilian Benjamin
Londres é uma cidade com uma capacidade inesgotável de entretenimento, arte, música e informação. Nada mais perfeito do que o evento Wired 2013 acontecer aqui. O último dia contou com a participação de importantes personalidades, como o inventor da pílula anticoncepcional, Carl Djerassi, a artista Bjork, o criador do Kickstarter, o maior site de crownfounding do mundo, criadores de novas plataformas de comunicação, teorias, produtos, tecnologias.
Vamos ao highlight: como quebrar as barreiras e trazer outros bilhões de pessoas online. Eben Upton, o criador do Raspberry Pi, um computador do tamanho de um cartão de crédito, que ao contrário de smartphones e tables, onde as pessoas usufruem de produtos criados por outras, o Raspberry permite que os usuários criem seu próprio hardware, por um preço pífio, U$25,00 "Nós estamos tentando gerar um grupo de pessoas que veem os computadores como um ambiente aberto, uma plataforma para a criação de seu próprio destino." Em menos de dois anos, mais de 1,8 milhões de unidades foram vendidas.
Falando em acesso a novas tecnologias, o fundador da empresa a Datawind, Suneet Singh Tuli, empresa baseada no Reino unido, contou como lançou o Aakash Android, um tablet a preço acessível – U$14 para as massas de países em desenvolvimento, produto que já está revolucionando a educação na Índia. O plano da empresa não é só fornecer o tablet, mas também a navegação básica gratuita, a ser subsidiado por publicidade. Mais de 40 países já estão interessados no device.
Outra palestra voltada ao tema foi realizada via Skype, diretamente da Índia, Deepal Revindran, contou como conectou milhares de pessoas com a internet mesmo estando offlline, via SMS, imaginam isso no Brasil?
Ainda sobre o tema, Jakes Davis foi longe demais (segundo o governo americano, claro). Ex-membro do Anonymous, rede famosa por hackear sites considerados inacessíveis como o do FBI, contou como foi preso e banido da internet por alguns anos.
A principal estrela do evento, Bjork contou como foi o sucesso do lançamento de seu álbum Biophilia digitalmente. Basicamente lançou um app que é um grande ecossistema, onde cada música tem um app diferente. A artista contou que já havia criado em sua mente uma forma onde transformava a natureza e a música em aspectos visuais, mas isso só foi possível quando o iPad foi lançado.
Alguns dos melhores programadores do momento foram selecionados e todos toparam participar do projeto. Biophilia permite que a artista realize seu sonho de educar crianças e jovens, não só sobre música, mas sobre a relação entre som e a natureza.
Outro destaque foi a palestra da Ellen McArthur, recordista por ter dado a volta mais rápida no mundo dentro de um veleiro e ciente das suas reais necessidades dentro da embarcação, projetou uma teoria para um novo modelo econômico sustentável, onde o reaproveitamento de materiais através do design pode e deve gerar lucros consideráveis.
Uma das marcas que apareceu consistentemente no evento juntamente da Telefonica, a principal patrocinadora, foi a incrível Virgin Galactic, o diretor comercial, Stephen Attenborough, mostrou como a Virgin tem a intenção de fazer viagens de Londres à Australia em 2,5 horas usando o espaço e levar diversos pesquisadores para as viagens. Além disso, criticou o mal uso do mesmo pelo governo, acredita que o uso do espaço por companhias privadas podem facilitar o desenvolvimento.
Após dois dias intensos de evento, tive a maravilhosa oportunidade de assistir tudo de perto, de conversar com alguns palestrantes e ser inspirada por diferentes pontos de vistas, historias incríveis de pessoas que trabalham para o bem do mundo. A comunicação com as massas está aberta. Novas tecnologias, formatos e mídias surgem a cada momento e serão aplicadas cada vez mais rapidamente. Além das agências e empresas terem que se adaptar com rapidez e eficácia, abrem-se mais espaços para tornarem-se protagonistas dessa história.
Todas as palestras estarão disponíveis na íntegra no site da Wired UK em uma semana. Stay tuned www.wired.co.uk.
(*) Lilian Benjamin é responsável pela área de business insight das agências Dentsu e Lov e escreve como colaboradora para o Meio & Mensagem
Leia também:
Direto de Londres, os destaques do Wired 2013
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