Conexões 5G crescem 329% em um trimestre no mundo
Número mundial supera curva de crescimento de todas as conexões móveis anteriores, aponta 5G Americas
Conexões 5G crescem 329% em um trimestre no mundo
BuscarConexões 5G crescem 329% em um trimestre no mundo
BuscarNúmero mundial supera curva de crescimento de todas as conexões móveis anteriores, aponta 5G Americas
O número de conexões 5G no mundo cresceu 329% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2019, aponta a consultoria Omdia. Ao todo, são 17,7 milhões de conexões no mundo. Segundo comparativo realizado pela 5G Americas, essa é a tecnologia celular sem fio de maior crescimento em novos assinantes.
A LTE, por exemplo, chegou a 5,3 bilhões de conexões depois de dez anos de operação. A tecnologia chegou ao mercado no último trimestre de 2009 e somente no primeiro trimestre de 2012 alcançou 17,9 milhões de conexões (número próximo ao das conexões 5G atualmente). A 3G, por sua vez, demorou 11 trimestres para chegar ao mesmo marco em dezembro de 2010 e a 2G levou 14 trimestres, atingindo o mesmo patamar em dezembro de 1995.
Em termos regionais, até o final de 2019 os países da América do Norte (México, EUA e Canadá) registraram 587 mil conexões 5G e 483 milhões de conexões LTE. Já a divisão América Latina e Caribe terminou o ano de 2019 com 1.237 conexões 5G e 366 milhões de conexões LTE.
Jose Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe, afirmou, em nota que “as primeiras redes comerciais 5G chegaram em Porto Rico, Trinidad & Tobago, Suriname, Uruguai e Ilhas Virgens dos EUA em 2019 e outras redes 5G devem começar a operar na região em 2020”.
No Brasil a tecnologia ainda está em fase de regulamentação junto ao poder público, que deve conduzir leilões junto às operadoras de telefonia. A expectativa do setor é que o certame ocorra no primeiro semestre do ano que vem. As previsões, entretanto, foram feitas antes da crise do novo coronavírus.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros