Conheça a Enel e a filosofia Open Power
Roberto Deambrogio, diretor global de comunicação da multinacional italiana, detalha mudança de nome da Eletropaulo e planos para o país
Roberto Deambrogio, diretor global de comunicação da multinacional italiana, detalha mudança de nome da Eletropaulo e planos para o país
Teresa Levin
21 de dezembro de 2018 - 8h08
O Brasil é um mercado estratégico para a Enel e a mudança da Eletropaulo para Enel Distribuição São Paulo, ocorrida recentemente, só reforça esta estratégia da multinacional italiana. Em linha com seu plano estratégico para o biênio 2019/2021, o Grupo investirá 4 bilhões de euros, o equivalente a aproximadamente 17,6 bilhões de reais, no Brasil nos próximos três anos, o que representa cerca de 15% do seu investimento total de 27,5 bilhões de euros que fará globalmente no período. Com cerca de 17 milhões de clientes, o país é hoje o principal mercado da Enel na América do Sul e o segundo maior do mundo, atrás da Itália, em termos de usuários finais. Confira abaixo trechos da entrevista concedida por Roberto Deambrogio, diretor global de comunicação da Enel, ao Meio & Mensagem sobre a mudança ocorrida no mercado de São Paulo e sobre os planos da companhia italiana para o Brasil.
Meio & Mensagem – A Eletropaulo agora se chama Enel, mudança realizada recentemente pela empresa. Qual a estratégia por trás deste movimento?
Roberto Deambrogio – Trazer nossa marca para São Paulo é fundamental para integrar a nossa distribuidora em São Paulo ao Grupo Enel e também representa um passo adiante no processo que lançamos em janeiro de 2016 para dar coerência e consistência às marcas de todas as empresas da Enel. Este processo está em linha com a estratégia de posicionar o Grupo como uma multinacional inovadora, refletindo o papel fundamental que a empresa vem desempenhando na transição energética global. Com o rebranding, nossa distribuidora em São Paulo está alinhada com a marca e a identidade visual do Grupo, construídos sob a filosofia Open Power, voltada a abrir a energia para mais pessoas, novas tecnologias, novos usos da energia e novas parcerias. A mudança de marca e identidade visual reflete a transformação da companhia em um negócio mais aberto, digitalizado e sustentável para atender melhor às necessidades dos clientes, o que inclui a oferta de produtos e serviços avançados em energia. De fato, este rebranding é mais do que uma mudança de identidade e reafirma nosso compromisso de longo prazo com o Estado de São Paulo, assim como com o país de uma maneira geral.
M&M – Qual a relevância deste mercado para a Enel e seus planos para o Brasil?Roberto – A Enel Distribuição São Paulo é a maior concessão individual de distribuição de energia do Brasil, com um volume de consumo de energia que equivale a 10,3% de toda a energia elétrica consumida no país, mais de 7 milhões de usuários finais e mais de 40 mil quilômetros de redes, que atendem o Estado mais desenvolvido, industrializado e densamente povoado do país. Por estas razões, representa oportunidades significativas de crescimento para nosso Grupo, inclusive por meio de sinergias e economia de escala decorrentes de nossa forte presença e expertise no mercado de distribuição de energia no país e na América do Sul. Além disso, o potencial de expansão do Brasil no mercado não-regulado de energia e as transformações em curso no setor elétrico do país podem criar oportunidades em São Paulo para nosso linha de negócio de comercialização de energia e para a Enel X, nossa linha de negócios global dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores nos quais a energia está mostrando o maior potencial de transformação, como iluminação inteligente, eficiência energética e infraestrutura para mobilidade elétrica.
M&M – Como esta novidade está sendo comunicada ao consumidor? Pode detalhar a estratégia de comunicação que está sendo usada?
Roberto – Como parte do processo de mudança de marca, lançamos pela primeira vez no Estado de São Paulo nossa campanha global de publicidade, que está no ar simultaneamente também nos estados do Rio, Ceará e Goiás, onde estamos presentes com as distribuidoras Enel Distribuição Rio, Enel Distribuição Ceará e Enel Distribuição Goiás. A campanha está focada no conceito “What’s Your Power?” (“Qual é a sua energia?”), que é um passo adiante na filosofia Open Power, com a qual a Enel quer empoderar as pessoas para que elas percebam seu potencial e alcancem seus objetivos. A campanha global foi desenvolvida pela Saatchi & Saatchi Italy e foi adaptada no Brasil pela agência Íntegra, em parceria com a Heads. Seu objetivo também é apresentar a Enel aos clientes de São Paulo e reforçar a presença global da companhia. A campanha é exibida em TV, rádio, canais digitais e em outdoors. O processo de rebranding também incluiu oferecer aos clientes uma nova experiência no relacionamento com a empresa, por meio da modernização de nossos canais e pontos de atendimento, assim como fortalecendo ainda mais os canais e serviços digitais da empresa. Além disso, a nova identidade visual se refletirá nas contas de luz, website, lojas de atendimento, uniformes e na sinalização da companhia, incluindo subestações de energia e demais instalações.
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