Fiat e Peugeot anunciam acordo de fusão
Avaliado em US$ 48,4 bilhões, movimento formará quarta maior montadora do mundo, com produção de quase nove milhões de veículos
Avaliado em US$ 48,4 bilhões, movimento formará quarta maior montadora do mundo, com produção de quase nove milhões de veículos
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, fabricante das marcas Peugeot e Citroën, anunciaram nesta quinta-feira,31, um acordo de fusão que resultará na quarta maior montadora automobilística do mundo, atrás de Volkswagen, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da Toyota. O acordo está avaliado em US$ 48,4 bilhões.
De acordo com o comunicado emitido pelas empresas, os acionistas da FCA e da Peugeot ficarão com 50% da nova companhia. O conselho de administração será formado por 11 membros, sendo cinco da Fiat Chrysler e cinco da PSA. Carlos Tavares, executivo-chefe da Peugeot, será CEO da nova montadora. Já John Elkann, presidente da FCA, atuará como presidente.As companhias estimam gerar US$ 4,11 bilhões em sinergias quando estiverem integradas, mas afirmam que não há planos de fechamento de fábricas. A nova montadora deve ficar sediada na Holanda, atual sede da FCA. No total, a empresa combinada teria cerca de 410 mil funcionários, receita anual de US$ 190 bilhões e venda de quase 9 milhões de veículos.
O grupo projeta que 80% das sinergias sejam atingidas em um período de quatro anos. No comunicado, o futuro CEO comemorou o movimento. “Essa convergência traz uma valor significativo para todos os acionistas e inaugura um futuro brilhante para a entidade combinada”, afirmou Carlos.
A fusão acontece em um período de desaceleração global na venda de automóveis. Ao mesmo tempo, montadoras investem em tecnologias elétricas e híbridas para atender as metas de emissão de gases de países da Europa e da China, além das demandas das novas gerações de consumidores. Além de Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën, a nova companhia inclui marcas como Alfa Romeo, Dodge, Jeep, Lancia, Ram e Maserati, da FCA, e DS, Opel e Vauxhall, do Grupo PSA.
*Crédito da foto no topo: Reprodução
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros