Assinar

Saga Harry Potter chega aos e-books

Buscar
Publicidade
Marketing

Saga Harry Potter chega aos e-books

Venda dos livros escritos por J.K. Rowling estão disponíveis para vários dispositivos por meio da plataforma Pottermore, criada no ano passado e que mantém viva a paixão dos fãs pela saga do bruxo


27 de abril de 2012 - 11h20

Campeã de vendas em livros, a saga Harry Potter continua rendendo dividendos para a escritora J.K. Rowling, a despeito de a autora ter recentemente saído da lista de bilionários da Forbes. Os sete volumes das aventuras do jovem bruxo – publicados no Brasil pela editora Rocco – ultrapassaram 400 milhões de unidades no mundo (números oficiais), com versões lançadas em 65 idiomas. Agora, chegou a vez de a história ser distribuída no formato e-book.

Os livros estão à venda por meio da plataforma Pottermore, aberta no ano passado com uma estratégia de marketing que aguçou a curiosidade dos fãs da saga (houve jogos e pistas para que as pessoas conseguissem se cadastrar no site). Trata-se de um espaço virtual que mistura entretenimento e conteúdo ligado aos sete volumes escritos por Rowling. Mas enquanto a base aberta para os pottermaníacos se mantém em fase beta, a loja, uma extensão do Pottermore – que tem a Sony como um grande parceiro –, passou a oferecer as obras como e-books e audiobooks digitais, ampliando as possibilidades de consumo dos livros. Isso porque o conteúdo poderá ser baixado em vários dispositivos.

Segundo a Pottermore Shop, o download dos livros é permitido para Sony Reader, Samsung Galaxy Tab, Nexus e S, Motorola Xoom e Droid, Kindle (Amazon), Nook (da Barnes & Nobles), iPad, iPhone e iPod, entre outros tablets e smartphones. Por enquanto, os títulos estão em inglês e se concentram nos mercados americano e inglês, mas em breve, conforme destaca o site, serão ofertados para os públicos de fala francesa, alemã, espanhola e italiana. Sobre português, não há informações.
A Pottermore Shop empregou tecnologias para rastrear os e-books. Os livros digitais não dispõem de DRM, mas sim uma espécie de “marca d´água”. A medida foi adotada em função de direitos autorais. O conteúdo adquirido pode ser baixado até oito vezes. Os três primeiros livros (A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban) custam US$ 7,99, cada. Os títulos seguintes (O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte) saem por US$ 9,99. Já a coleção completa sai por US$ 57,54. No caso dos audiobooks digitais os valores vão de US$ 29,99 a US$ 242,94 (a saga completa).

Agências

Para cuidar do planejamento das estratégias de marketing da plataforma Pottermore, que está baseada na Inglaterra, foi contratada a Momentum UK. Segundo o site Brand Republic, a ideia é intensificar o engajamento dos fãs com o site, tendo em vista a mídia social. A agência digital Th_nk é a responsável pelo desenvolvimento do Pottermore, que, estima-se, será aberto em abril. Para a Momentum, Harry Potter é um dos grandes pontos de contato culturais do mundo.

O site da autora também está em manutenção e deverá ressurgir no começo da primavera do hemisfério norte. Ele informa apenas que J.K. Rowling prepara seu primeiro livro para adultos.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também