IA no marketing: 98% dos profissionais pretendem ampliar o uso em 2025
Pesquisa A Realidade do Marketing no Brasil, da HubSpot, aponta como a tecnologia já vem sendo incorporada no segmento
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Meio & Mensagem
11 de junho de 2025 - 8h50
Profissionais de marketing estão mais abertos ao uso da Inteligência Artificial (Crédito: FONs Fasai/Shutterstock)
A pesquisa A realidade do Marketing no Brasil 2025, da HubSpot, realizada com 550 profissionais de marketing e líderes do setor do País, revela as principais tendências, desafios e oportunidades que estão moldando o setor.
O recorte é baseado em uma pesquisa global com 1.200 líderes de marketing da América do Norte, Europa, Ásia e Austrália.
A pesquisa aprofunda o impacto da Inteligência Artificial, mostrando que os profissionais da área usam a tecnologia para análise de dados e reaproveitamento de conteúdo, dando tempo para envolver audiências de maneira mais pessoal com conteúdo rico.
O estudo mostra que 97,9% dos profissionais entrevistados planejam aumentar o uso de IA nos próximos 12 meses, cerca de 95,4% observaram impacto positivo no ROI ao integrar IA com suas estratégias e 72,3% relataram que a IA trouxe melhorias significativas em qualidade.
Já o marketing B2B estará ainda mais alinhado à tecnologia e à personalização. A pesquisa destaca cinco estratégias: Criação de campanhas multimodais com IA; Relatórios alimentados por IA para controle de ROI; Automação de planejamento e execução de marketing; Criação de conteúdo consciente e Conteúdo com personalidade e engajamento autêntico.
Sobre o B2C, os destaques são: Conteúdo gerado por usuário; Criação de conteúdo consciente; Campanhas multimodais
baseadas em IA; Redes sociais no atendimento ao cliente e Relatórios alimentados por IA para controle de ROI.
Entre os principais obstáculos que as empresas enfrentarão em ambos cenários destacam-se os que os consumidores estão mais desconfiados com o uso dos seus dados pessoas, a baixa qualidade dos dados e o aumento nas regulações sobre privacidade de dados que reduzem os acessos a dados próprios.
Os líderes de marketing entrevistados na pesquisa global indicaram um amplo uso de IA na criação de conteúdo em texto e vídeo, transformando também papéis e responsabilidades no setor.
As principais tendências identificadas sobre o uso da tecnologia apontam que, tanto no B2B quanto no B2C, o foco está cada vez mais nas novas gerações, com 70% dos profissionais direcionando suas estratégias este ano para para os Millennials.
As empresas estão direcionando seus investimentos para um marketing mais consciente, onde a autenticidade é um diferencial crucial.
Cerca de 92% dos profissionais de marketing em todo o mundo planejam manter ou aumentar investimentos em reconhecimento de marca em 2025 e 42% dos profissionais de marketing brasileiro estão aumentando seus investimentos em reconhecimento de marca em 2025.
Além disso, as discussões sobre privacidade no marketing orientado por dados se tornam cada vez mais essenciais no Brasil. Cerca de 46% dos respondentes disseram que “os consumidores confiam menos em compartilhar seus dados”, 33% responderam que o principal desafio é o “aumento de regulações de privacidade que reduzem acesso a dados” e 28% responderam que o principal desafio é a “má qualidade dos dados existentes”.
As equipes de marketing estão, também, criando um cenário mais rico e dinâmico em termos de conteúdo, com ênfase na interação social.
A pesquisa mostra que os líderes de marketing estão priorizando a contratação de profissionais especializados em mídias sociais, criação e produção de conteúdo, além de analistas de dados de marketing, que auxiliam tanto em iniciativas internas quanto na experiência do cliente.
A respeito do uso da IA para otimizar a eficiência das equipes, 56,2% dos respondentes acreditam que campanhas de marketing personalizadas têm sido a principal forma de gerar ganhos com IA, 60,6% valorizam a criação e otimização de conteúdo e 46,5% dão foco aos relatórios e análises automatizadas.
Já sobre as experiências de marketing personalizadas, essa área têm se mostrado um impulsionador poderoso das vendas.
Segundo a pesquisa internacional, 96% dos profissionais de marketing relataram que experiências personalizadas contribuíram para o aumento das vendas.
Ao olhar para o mercado brasileiro, 45% dos líderes de marketing relataram utilizar a personalização de conteúdo em escala para aumentar a velocidade do impacto de suas ações de marketing.
A pesquisa da HubSpot mostra que a tendência é ir além dos testes iniciais e integrar a IA de forma mais estratégica no
marketing.
Na pesquisa nacional, 27% dos entrevistados disseram que a “curva de aprendizado para novas tecnologias” é um obstáculo significativo de suas operações ao implementar novas iniciativas no departamento de marketing.
Cerca de 34% dos respondentes veem que a capacitação das equipes é um obstáculo na hora de implementar novas
tecnologias, 73,2% dos nossos entrevistados nacionais relataram melhorias significativas em processos com IA e 62,4% relataram reduções importantes de tempo e aumento de produtividade.
Quando questionados sobre como enxergam o papel da IA no marketing durante este ano, 61,84% dos profissionais brasileiros veem a tecnologia trabalhando em conjunto com humanos para acelerar resultados, enquanto 24,59% acreditam na automação completa da maioria das tarefas rotineiras. Apenas 1,45% não veem benefícios significativos na IA.
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