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KLM desagrada mexicanos no Twitter

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Marketing

KLM desagrada mexicanos no Twitter

Postagem na rede social logo após a vitória da Holanda no jogo contra o México é considerada ofensiva por usuários da rede social. Até o ator Gael García Bernal se manifestou


30 de junho de 2014 - 8h31

Um evento como a Copa do Mundo traz incontáveis oportunidades de real time marketing, mas é preciso cuidado ao escolher em que conversa uma marca vai entrar.

No domingo, 29, a companhia aérea Royal Dutch Airlines, a KLM, se envolveu em uma polêmica por conta de uma postagem no Twitter feita logo após a vitória da Holanda sobre o México nas oitavas de final do mundial.

Junto às hashflags dos dois países, a aérea postou a seguinte mensagem: "Adiós, amigos" (Adeus, amigos, em tradução livre do espanhol). A mensagem foi acompanhada da fotografia de uma placa indicando o setor de embarques, típicas de aeroportos ao redor do mundo. A imagem foi manipulada para exibir o símbolo de um mexicano da forma mais clichê possível: com bigodes e sombreros.  

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O tweet enfureceu vários seguidores, incluindo o ator mexicano e fã de futebol Gael García Bernal, que disparou contra a KLM e disse, meio a uma série de palavrões, que nunca mais voará pela companhia com sede em Amsterdã.  

Gael foi apoiado por muitos seguidores e a companhia aérea apagou a postagem. Em seguida, o perfil oficial começou a responder individualmente os usuários que reclamavam. A KLM afirmou que não teve a intenção de magoar os sentimentos de ninguém e decidiu deletar o comentário. Emitiu também um pedido desculpas àqueles que se sentiram ofendidos. O estrago, porém, já havia sido feito.

Não é a primeira vez que uma empresa falha ao comemorar a vitória de um time no Twitter. No dia 16, ao celebrar a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, a Delta Airlines usou uma imagem da Estátua da Liberdade para representar os americanos, enquanto uma girafa se tornou o símbolo da seleção africana. O problema é que não existem girafas no país. O post foi apagado e um pedido de desculpas foi endereçado aos seguidores.  

Leia mais: Conheça o QG de real time marketing da Coca-Cola na Copa do Mundo  

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