Marketing
KLM desagrada mexicanos no Twitter
Postagem na rede social logo após a vitória da Holanda no jogo contra o México é considerada ofensiva por usuários da rede social. Até o ator Gael García Bernal se manifestou
Postagem na rede social logo após a vitória da Holanda no jogo contra o México é considerada ofensiva por usuários da rede social. Até o ator Gael García Bernal se manifestou
Meio & Mensagem
30 de junho de 2014 - 8h31
Um evento como a Copa do Mundo traz incontáveis oportunidades de real time marketing, mas é preciso cuidado ao escolher em que conversa uma marca vai entrar.
No domingo, 29, a companhia aérea Royal Dutch Airlines, a KLM, se envolveu em uma polêmica por conta de uma postagem no Twitter feita logo após a vitória da Holanda sobre o México nas oitavas de final do mundial.
Junto às hashflags dos dois países, a aérea postou a seguinte mensagem: "Adiós, amigos" (Adeus, amigos, em tradução livre do espanhol). A mensagem foi acompanhada da fotografia de uma placa indicando o setor de embarques, típicas de aeroportos ao redor do mundo. A imagem foi manipulada para exibir o símbolo de um mexicano da forma mais clichê possível: com bigodes e sombreros.
O tweet enfureceu vários seguidores, incluindo o ator mexicano e fã de futebol Gael García Bernal, que disparou contra a KLM e disse, meio a uma série de palavrões, que nunca mais voará pela companhia com sede em Amsterdã.
.@KLM I'm never flying your shitty airline again. Fuck you big time.
— Gael Garcia Bernal (@GaelGarciaB) 29 junho 2014
Gael foi apoiado por muitos seguidores e a companhia aérea apagou a postagem. Em seguida, o perfil oficial começou a responder individualmente os usuários que reclamavam. A KLM afirmou que não teve a intenção de magoar os sentimentos de ninguém e decidiu deletar o comentário. Emitiu também um pedido desculpas àqueles que se sentiram ofendidos. O estrago, porém, já havia sido feito.
Não é a primeira vez que uma empresa falha ao comemorar a vitória de um time no Twitter. No dia 16, ao celebrar a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, a Delta Airlines usou uma imagem da Estátua da Liberdade para representar os americanos, enquanto uma girafa se tornou o símbolo da seleção africana. O problema é que não existem girafas no país. O post foi apagado e um pedido de desculpas foi endereçado aos seguidores.
Leia mais: Conheça o QG de real time marketing da Coca-Cola na Copa do Mundo
Compartilhe
Veja também
No tempo das tendências: como os relógios mobilizam a geração Z?
Sendo por parcerias com filmes ou com foco na performance atlética, as principais marcas do setor precisam estar atentas às mudanças de consumo no Brasil
Tardezinha, de Thiaguinho, dá origem a linha de roupas da Umbro
Público poderá comprar as peças nos shows da turnê, a partir de 2025, além do e-commerce da marca