KLM desagrada mexicanos no Twitter
Postagem na rede social logo após a vitória da Holanda no jogo contra o México é considerada ofensiva por usuários da rede social. Até o ator Gael García Bernal se manifestou
Postagem na rede social logo após a vitória da Holanda no jogo contra o México é considerada ofensiva por usuários da rede social. Até o ator Gael García Bernal se manifestou
Meio & Mensagem
30 de junho de 2014 - 8h31
Um evento como a Copa do Mundo traz incontáveis oportunidades de real time marketing, mas é preciso cuidado ao escolher em que conversa uma marca vai entrar.
No domingo, 29, a companhia aérea Royal Dutch Airlines, a KLM, se envolveu em uma polêmica por conta de uma postagem no Twitter feita logo após a vitória da Holanda sobre o México nas oitavas de final do mundial.
Junto às hashflags dos dois países, a aérea postou a seguinte mensagem: "Adiós, amigos" (Adeus, amigos, em tradução livre do espanhol). A mensagem foi acompanhada da fotografia de uma placa indicando o setor de embarques, típicas de aeroportos ao redor do mundo. A imagem foi manipulada para exibir o símbolo de um mexicano da forma mais clichê possível: com bigodes e sombreros.
O tweet enfureceu vários seguidores, incluindo o ator mexicano e fã de futebol Gael García Bernal, que disparou contra a KLM e disse, meio a uma série de palavrões, que nunca mais voará pela companhia com sede em Amsterdã.
.@KLM I'm never flying your shitty airline again. Fuck you big time.
— Gael Garcia Bernal (@GaelGarciaB) 29 junho 2014
Gael foi apoiado por muitos seguidores e a companhia aérea apagou a postagem. Em seguida, o perfil oficial começou a responder individualmente os usuários que reclamavam. A KLM afirmou que não teve a intenção de magoar os sentimentos de ninguém e decidiu deletar o comentário. Emitiu também um pedido desculpas àqueles que se sentiram ofendidos. O estrago, porém, já havia sido feito.
Não é a primeira vez que uma empresa falha ao comemorar a vitória de um time no Twitter. No dia 16, ao celebrar a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, a Delta Airlines usou uma imagem da Estátua da Liberdade para representar os americanos, enquanto uma girafa se tornou o símbolo da seleção africana. O problema é que não existem girafas no país. O post foi apagado e um pedido de desculpas foi endereçado aos seguidores.
Leia mais: Conheça o QG de real time marketing da Coca-Cola na Copa do Mundo
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros