Marketing

Macy?s adota Brasil como apelo de venda

Apex investirá US$ 1,5 milhão para divulgar empresas brasileiras na rede americana

i 17 de abril de 2012 - 4h53

Um dos maiores varejistas dos EUA, a Macy’s, a partir do dia 22 de abril, terá ações de vendas de produtos brasileiros dentro de 300 das 840 lojas da rede e no site macys.com. Denominada “O Mercado, the Market at Macy’s”, a ação terá participação de empresas e empreendedores brasileiros de setores variados.

Constarão da lista produtos de empresas de diferentes segmentos de atuação, como beleza (Natura, com a linha Ekos, Phebo e Sol de Janeiro), bijuterias e joias (Art da Terra, Maria Oiticica, Parceria Carioca e Lanno), alimentação (chocolates Garoto e café Pilão), arquitetura e decoração (Marcelo Rosenbaum), artesanato (Ecoarts) e moda (Brazilets, que faz as tradicionais fitinhas do Bonfim, além dos estilistas Dudu Bertholini e Isabela Capeto). Molly Langenstein, vice-presidente de produtos e novos negócios da Macy’s, em evento realizado em São Paulo nesta terça-feira, 17, afirmou que a ideia é fugir dos clichês e ter produtos exclusivos, de edição limitada, inspirados e produzidos no Brasil. Haverá, ainda, coleções inspiradas no País, como “Francisco Costa for Calvin Klein”.

Enquanto o investimento da Apex, dando apoio às empresas nacionais participantes da ação, será de US$ 1,5 milhão, o da Macy’s é divulgado mais vagamente: “milhares de dólares”, segundo Martine Reardon, vice-presidente de marketing. Isso porque dia 15 de maio, a varejista levará ao ar uma extensa campanha com foco nos pontos-de-venda, mas também com dois filmes, outdoor, mídia impressa, digital e até em taxis. Embora o anunciante seja conta da JWT de Nova York, a campanha “Brasil: A Magical Journey” especificamente foi feita internamente por sua equipe de marketing. As peças serão veiculadas durante 10 dias.

A empresa classifica a ação como um tributo ao Brasil. No entanto, Martine revela que o objetivo de ter essas “lojas dentro das lojas” é tanto atrair clientes americanos com o apelo brasileiro quanto o turista brasileiro que, hoje, já é o segundo maior público, entre os estrangeiros, nas lojas da rede.

Segundo o presidente da Apex, Mauricio Borges, a iniciativa partiu da Macy’s e dada a envergadura da campanha o retorno para as empresas brasileiras participantes já está garantido.

Questionada sobre a possibilidade de a Macy’s abrir lojas no Brasil, Martine Reardon respondeu que não há essa intenção por enquanto, mas a empresa “está aberta a oportunidades”. No mercado, há quem diga que tanto Macy’s, Bloomingdale’s e JC Penney têm planos de trazer suas lojas de departamento ao País.

Natureza

Outra iniciativa da empresa no período será um programa de captação de recursos para preservação da Amazônia. Parte da renda obtida com a venda dos produtos brasileiros será revertida à The Nature Conservancy. A Macy’s garante que fará doação de US$ 1 milhão à causa.
 

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