Marcas e segmentos mais lembrados na Black Friday
Estudo da dunnhumby mostra Lojas Americanas e Samsung como as líderes de recall dos brasileiros em relação à data
Marcas e segmentos mais lembrados na Black Friday
BuscarMarcas e segmentos mais lembrados na Black Friday
BuscarEstudo da dunnhumby mostra Lojas Americanas e Samsung como as líderes de recall dos brasileiros em relação à data
Luiz Gustavo Pacete
16 de novembro de 2017 - 10h37
A quase uma semana da Black Friday, que ocorre na sexta-feira 24, grande parte dos consumidores brasileiros já faz uma associação direta entre a data e as marcas que considera mais relacionadas ao tema. Levantamento da consultoria de ciência do consumidor dunnhumby mostra as principais empresas lembradas pelos brasileiros para a ocasião.
Estudo avalia crescimento da Black Friday
A pesquisa foi realizada com mil consumidores, com idade a partir de 18 anos, das classes A, B e C, em outubro, e identificou que a primeira loja que vem à cabeça do consumidor quando ele pensa em Black Friday é a Americanas com 26% de percentual de lembrança. Quando perguntados sobre marcas, os entrevistados apontaram a Samsung como a mais lembrada para o período com 33% de lembrança.
Na categoria lojas também aparecem Casas Bahia (12%), Magazine Luiza (9%), Submarino (8%), Ricardo Eletro (6%), Ponto Frio (4%), Walmart (4%) e Extra (3%). Já entre as marcas, LG (5%), Brastemp (4%), Sony (4%), Apple (4%), Phillips (2%), Motorola (2%) e Electrolux (2%).
Outro levantamento, feito a pedido de Meio & Mensagem pela Spark, empresa de marketing de influência, mostra os segmentos, plataformas e comentários que estão em alta com o período.
“Tivemos procura de marcas voltadas ao varejo, com objetivo de impulsionar vendas tanto em seus canais físicos quanto virtuais. Entre os segmentos, tivemos montadora, livraria, varejo focado em eletrodomésticos e joalheira. O objetivo principal das campanhas é reforçar o senso de oportunidade com as condições e produtos ofertados especialmente nessa data”, diz Rafael Coca, diretor-geral da Spark.
Coca aponta que em relação às plataformas a maior concentração das ações no Facebook, Twitter e Instagram. “Que são redes com perfil de consumo mais ‘on the go’, e conteúdo mais curto, direto, alinhado ao objetivo de gerar o senso de oportunidade”.
“A Black Friday já é uma data consolidada no calendário do comércio brasileiro. E, como toda data comercial, há um planejamento prévio e movimentação do varejo ao redor desse evento, como uma data fixa do calendário promocional”, afirma Rafael.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros