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Marketing

McDonald’s registra marca “McBrunch”

Rede de fast-food pretende aumentar as vendas ao lançar sanduíches diferenciados para o horário da manhã


12 de setembro de 2014 - 8h00

(*) Do Advertising Age

O McDonald’s deve colocar o Egg McMuffin na pauta dos cafés da manhã. A gigante do hambúrguer anunciou o registro da marca McBrunch, sinalizando uma intenção de estimular os negócios dos seus restaurantes, no período da manhã, inclusive nos fins de semana.

O brunch – refeição que junta café da manhã com o almoço – é o momento de crescimento mais rápido nas vendas de fast-food, e o McDonald’s tem lutado para manter sua liderança num ramo que está cada vez mais concorrido. Alimentos da Starbucks agora competem com um novo menu matinal do Taco Bell e com o café da Chick-fil-A.

Enquanto um café da manhã reforçado poderia atrair mais consumidores para o McDonald’s, um restaurante de fast-food não é um destino óbvio para essas refeições matinais – que muitas vezes são feitas após a ressaca de uma noite na balada. Entretanto, a rede não poderia incluir bebidas alcoólicas ao menu.

Esse tipo de cardápio já havia sido experimentado antes. O Burger King testou brevemente um menu de brunch, que incluía coquetéis mimosas (bebida originalmente feita com champanhe) não alcoólicas – feitas de suco de laranja misturado com Sprite – e um sanduíche de pão ciabatta. A combinação foi oferecida em apenas alguns mercados em Massachusetts e Flórida durante o horário regular de café da manhã. A refeição, porém, nunca se tornou nacional.

Complicações operacionais atualmente impedem que McDonald’s ofereça o brunch o dia todo, mas talvez o novo McBrunch pudesse estender o horário do café da manhã. A cadeia de restaurantes serve alguns itens matinais em seu menu McDonald’s After Midnight (McDonald’s depois da meia-noite), que funciona da meia-noite às 4h em determinados locais.

A empresa não dará mais detalhes sobre incluir a nova linha de alimentos ao menu. “Não podemos compartilhar detalhes neste momento sobre a forma como as novas marcas podem ou não ser utilizadas”, disse a porta-voz do McDonald’s Lisa McComb, por e-mail.

Independentemente disso, a rede de fast-food está claramente à procura de novos consumidores, uma vez que enfrenta queda nas vendas. No mês passado, Kraft e McDonald’s anunciaram a venda do McCafé em supermercados nos Estados Unidos.

Mudanças no núcleo de executivos também estão em andamento, especialmente nos EUA. Na semana passada, Marlena Peleo-Lazar, executiva-chave do posicionamento “Amo muito tudo isso”, saiu do McDonald’s. Isso depois que Deborah Wahl entrou como CMO no início do ano. E em agosto, Mike Andres foi nomeado presidente da empresa nos EUA, substituindo Jeff Stratton, que estava no cargo havia menos de dois anos.

No segundo trimestre do ano, as vendas do McDonald’s nos EUA caíram 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, após queda de 1,7% no primeiro trimestre. As vendas de agosto também não foram promissoras. As vendas globais, por sua vez, caíram 3,7% no mês passado, a queda mais acentuada desde o declínio de 4,7% em fevereiro de 2003. Em agosto, as vendas nos Estados Unidos caíram 2,8%; na Europa, 0,7%; e na região da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, gritantes 14,5%.

(*) Bloomberg News e Maureen Morrison
Tradução: Bruna Molina

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