Marketing
Mintel: consumo crescerá 37% até 2019
Em desaceleração, gastos dos brasileiros aumentarão, em média, 7% ao ano e chegarão a R$ 4,51 trilhões
Em desaceleração, gastos dos brasileiros aumentarão, em média, 7% ao ano e chegarão a R$ 4,51 trilhões
Fernando Murad
8 de junho de 2015 - 11h17
O atual cenário de recessão econômica colocará um pé no freio do consumo dos brasileiros. Nos próximos cinco anos, o desembolso dos consumidores crescerá 37%, o que representa um aumento anual médio de 7%. No quinquênio anterior, entre 2009 e 2014, essa média foi de 11% ao ano. Em 2019, final do atual ciclo analisado, o gasto total da população deve atingir a casa de R$ 4,51 trilhões. No ano passado, esse valor foi de R$ 3,29 trilhões (veja gráfico abaixo). As informações são da pesquisa Estilos de Vida dos Brasileiros: Hábitos Online, realizada pela Mintel.
De acordo com as projeções, a queda no consumo será mais intensa em 2015 e 2016. A partir de 2017, a perspectiva é a de que os gastos voltem a crescer. “Existe uma desaceleração em todos os setores em função da renda pressionada pela inflação, o aumento de impostos, a dificuldade de acesso ao crédito e a ameaça de desemprego”, afirma Renata Moura, analista sênior em pesquisa de consumo da Mintel.
Mesmo com o cenário difícil, alguns segmentos devem se destacar. O setor de itens para casa — que inclui eletrodomésticos, móveis e decoração — e o de beleza e cuidados pessoais são os principais deles. Apesar das novas medidas fiscais que incluem o aumento dos preços dos cosméticos importados, a área de beleza e cuidados pessoais crescerá mais do que todas as outras nos próximos cinco anos com um total de 63%. “Existe o efeito batom. Cuidar da beleza é um fator de motivação”, aponta Renata. Itens para casa, com alta acumulada de 56%, e produtos para cuidados da casa, com 42%, também terão desempenho acima da média.
Para os relatórios sobre o mercado brasileiro, a Mintel fez uma parceria com a Ipsos Observer Brasil para realizar 1.500 entrevistas face a face, abrangendo as cinco regiões do Brasil, todos os grupos socioeconômicos e faixas etárias a partir de 16 anos até as acima de 55 anos.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1663, de 8 de junho de 2015, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets de Meio & Mensagem. Nos tablets, para acessar a edição, basta baixar o aplicativo nos sistemas iOS ou Android.
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos