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NPS Benchmarking 2025 revela as marcas mais bem avaliadas do Brasil

Lindt se consolida como a marca mais recomendada pelos brasileiros, com Apple e La Roche-Posay na segunda posição; estudo inclui bets, entre os segmentos piores avaliados


12 de maio de 2025 - 6h02

Lindt, Apple e La Roche-Posay são as marcas mais recomendadas do Brasil, de acordo com o Net Promoter Score (NPS) do Opinion Box, apresentado com exclusividade por Meio & Mensagem. 

Lindt é a marca mais recomendada do País, segundo NPS Benchmarking 2025, do Opinion Box (Crédito: P Gregory/Shutterstock)

A quinta edição da lista contou com 646 marcas selecionadas com base em análises de estudos, rankings e pesquisas das marcas dos principais segmentos de consumo, e a presença no ranking das maiores empresas B2C do Valor Econômico e da Revista Exame. 

Entre novembro e dezembro do último ano, o Opinion Box coletou 465 mil avaliações de clientes que compraram produtos ou contrataram serviços das marcas mais populares do País nos últimos doze meses. As pesquisas foram feitas através de pesquisa on-line no Painel de Consumidores do Opinion Box.

De acordo com a metodologia, os consumidores que dão notas 9 ou 10 são considerados promotores da marca. Em seguida, estão os neutros, que classificam as empresas com notas 7 ou 8, enquanto os detratores são os que atribuem notas entre 0 e 6. A base de cálculo consiste na subtração entre o percentual de promotores e o de detratores, que variam entre -100 e 100.

Ainda que tenha apresentado uma queda de 4 pontos em relação à listagem de 2024, a Lindt aparece, pela quarta vez consecutiva, na liderança, com 85 pontos. Empatadas, estão Apple e La-Roche Posay, com 84 de NPS. Em casos de empate no valor do NPS, as marcas são posicionadas na mesma posição numérica em ordem alfabética.

Na sequência, está a Carter’s, na posição de número quatro. Inédita no ranking, a marca pertence à categoria de Moda Infantil, incluída no benchmarking deste ano. 

Em 2024, a segunda posição contava com The North Face e Honda. Já neste ano, a norte-americana de Roupas e Calçados Esportivos está em oitavo lugar, ao lado de 3M, Johnson & Johnson, Nike, Toyota e Wise (80 pontos). A montadora japonesa Honda, por sua vez, não aparece no ranking das 50 primeiras marcas.

Confira o ranking das 50 marcas do NPS Benchmarking 2025:

Novos segmentos e hábitos do consumidor

Essa é a primeira vez que o NPS Benchmarking avalia empresas de apostas esportivas, indicando esforços de acompanhar as tendências de mercado e o comportamento dos consumidores, diz Felipe Schepers, COO e cofundador do Opinion Box. A inclusão das bets, segundo ele, é um reflexo da relevância e do crescimento desse mercado no Brasil.

“Como se trata de um segmento ainda em consolidação, o estudo ajuda a entender melhor o comportamento e a expectativa dos consumidores nesse tipo de serviço. As primeiras análises mostram que ainda há muito espaço para melhoria na experiência oferecida”, pontua. Ele se refere à posição em que a categoria se encontra no ranking dos 50 segmentos: as casas de apostas ficam em penúltimo lugar na lista, com média de 42 pontos, ficando atrás apenas de Telefonia e Banda Larga.

Como o novo segmento não atingiu a média de 140 avaliações necessárias, os líderes em NPS, pela marca ou pontuação, não foram definidos. 

O quinquagésimo segmento pior avaliado pelos consumidores segue o de Telefonia e Banda Larga, com 29 de NPS médio. O resultado é maior do que os 21 pontos do ano anterior. No final da lista aparecem, ainda, Seguros e Planos de Saúde, no (48° lugar e média de 45 pontos), seguindo os bancos (47 pontos).

Para o COO e cofundador do Opinion Box a complexidade dos serviços oferecidos, bem como o alto volume de interações e, muitas vezes, uma percepção de que o cliente não tem alternativas ou autonomia, contribuem para as avaliações mais baixas. “A falta de personalização, burocracia e dificuldade de resolver problemas com agilidade também são pontos recorrentes nesses segmentos e impactam diretamente a lealdade do consumidor”, indica. 

Veja, abaixo, a lista completa dos 50 segmentos:

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