O encanto das festas para os anunciantes
Natal e Ano Novo mantêm patrocinadores de peso
Natal e Ano Novo mantêm patrocinadores de peso
Roseani Rocha
15 de dezembro de 2011 - 5h50
As festas de fim de ano, que começam com as decorações especiais de Natal nas cidades brasileiras, atraem público cada vez maior e animam muitas empresas a entrar no clima.
O Natal Iluminado, promovido pela Prefeitura de São Paulo, tem entre seus patrocinadores Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre (participando pela primeira vez), o próprio Banco do Brasil, Sabesp e TV Globo São Paulo. Neste evento atuam empresas como a Mix Brand Experience, a 057 e a Playcorp (que também criou o Réveillon na Paulista).
A Mix apostou em tecnologias como a realidade aumentada, em aplicativos para iPhone, e projeção mapeada na decoração exposta na Praça Charles Miller, onde está localizado o estádio do Pacaembu, patrocinada pelo Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. O ponto alto da festa no local será uma apresentação da peça O Quebra-Nozes pelo balé Cisne Negro da, dia 21/12. Também é do Pacaembu que sai o City Tour que passa por todos os pontos do Natal Iluminado.
A agência também participou da produção da Árvore da Guarapiranga (represa localizada na zona sul da capital paulista), que tem 54 m, leva lâmpadas de led de baixo consumo, mais de 400 mil microlâmpadas, é alimentada com biodiesel, e recebe apoio da Sabesp, e na Avenida Paulista, com iluminação de postes, Praça de Natal e Parque Trianon, todos com decoração bancada pelo Banco do Brasil. O projeto foi inaugurado com missa na Catedral da Sé, no centro, e atualmente movimenta alguns dos principais pontos turísticos da cidade – causando inclusive problemas, como o trânsito lento, na região da Paulista.
A passarela na Paulista, depois transformada no palco do Réveillon, recebeu 380 mil visitantes em 2010 e este ano o número será em torno de 500 mil pessoas.
Revéillon na Paulista
O evento com o maior público, no entanto, é a festa da virada, sendo que o Réveillon na Paulista está completando 15 anos. A cada ano a festa tem segurado mais paulistanos na cidade nesta época (antes dela, a ordem era debandar para o litoral logo após o Natal). No primeiro ano, o Réveillon na Paulista, criado pela Playcorp, atraiu 200 mil pessoas e Kaiser e Coca-Cola como patrocinadores. Ano passado, participaram da festa 2,5 milhões de pessoas e a expectativa é ter número parecido este ano. “Fomos ousados na iniciativa em 1996. Os desafios não foram poucos, mas sempre tivemos apoio da iniciativa privada e do governo, especialmente através da SP Turis”, ressaltou Fernando Elimelek, presidente da Playcorp.
O charme especial da festa este ano será o aniversário de 120 anos da Avenida Paulista, comemorados em dezembro. Magazine Luiza e Banco do Brasil serão os patrocinadores máster do evento, copatrocinado por Petrobras e Brahma. Ele terá, ainda, apoio da Cielo (que fornecerá equipamentos para facilitar a cobrança das comidas e bebidas disponibilizadas pela Ambev em 80 pontos de venda ao longo dos 4 km da via).
“O retorno para a marca é de branding, porque esse evento vem ao encontro do nosso posicionamento que é o ‘Vem ser feliz’. Convidamos os nossos consumidores a entrar o ano com o pé direito”, declarou Ana Paula Rodrigues, gerente de propaganda e marketing do Magazine Luiza. Já Dan Conrado, do Banco do Brasil, lembrou a ampliação da presença da instituição em São Paulo, após aquisição da Nossa Caixa, e disse que o patrocínio é uma forma de retribuir o carinho da população.
Por sua vez, Alexandre Loures, da Ambev destacou que a marca Brahma está em todas as ocasiões festivas da cidade e no caso do Réveillon haverá, além dos bares, comunicação da marca na extensão da avenida e divulgação de sua campanha de consumo responsável. A marca tem 20% de share no mercado brasileiro e está na ponta, em São Paulo.
O palco este ano cresceu 20% em relação à edição passada e haverá torres gigantes de LED. Além disso, em vez de um único ponto, os fogos de artifício virão de dois prédios, cruzando no céu da Paulista. Entre as atrações, ecléticas, confirmadas estão Restart, Jota Quest, Ultraje a Rigor, Roberta Miranda e Rio Negro e Solimões entre outros. O evento deve ser encerrado com apresentação especial do maestro João Carlos Martins com a Orquestra Filarmônica do Sesi-SP e a bateria da Vai-Vai. “Tenho orgulho de ter nascido em São Paulo e de participar pela primeira vez do Réveillon. A missão de um músico é chegar ao coração das pessoas e farei de tudo para levar emoção ao evento”, prometeu o maestro.
O Réveillon na Paulista encerrará a São Paulo Best Week, iniciativa da SP Turis, que vai oferecer uma série de promoções no comércio da cidade na última semana do ano. A Playcorp pretende realizar uma festa de réveillon na zona leste da cidade, em 2013.
Particulares
Algumas iniciativas privadas estão tomando vulto. No Rio de Janeiro, acontecerá pela primeira vez o “Viva Lagoa”, que acontecerá no terraço do Complexo Lagoon, com vistas para a Lagoa Rodrigo de Freitas, por iniciativa das empresas Riocom Eventos, Pedra da Gávea e Public Ação.
O palco foi apelidado de “Palco Miranda”, em alusão ao espaço multifuncional homônimo que será inaugurado no local em março de 2012, por iniciativa da empresária Ariane Carvalho, do Grupo MPB Brasil. Entre as atrações confirmadas estão bandas como Moinho, Bossa n’ Stones e o Bloco Brasil, além de DJs.
Já a revista Contigo! Promoverá festas no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, no Marina Park, em Fortaleza e, pela primeira vez, em Búzios (RJ).
A festa de Búzios entra para o calendário por ser um dos principais pontos escolhidos por celebridades não somente do Brasil. O evento será feito em parceria com o grupo hoteleiro Superclubs e produtores do Vira Virou, com patrocínio máster da Nissan e shows da banda Asa de Águia. No Copacabana Palace, a festa é patrocinada por Gillette, Medley, H&S e Pampers. Por fim, em Fortaleza, Avon e H&S marcam presença patrocinando a festa e o show da banda Chiclete com Banana. Já o apoio ficará por conta do Café 3 Corações. Nos três eventos ainda há cotas que dão direito à inserção da logomarca nos materiais de divulgação e retorno de mídia.
Compartilhe
Veja também
Por que a OpenAI, dona do ChatGPT, contratou sua primeira líder de marketing?
Kate Rouch ingressa na companhia com a missão de fazer uma ofensiva de marketing para popularizar ainda mais a marca no cenário de inteligência artificial
Tracanella e Itaú: uso de cartão corporativo determinou desligamento de CMO
Banco citou o motivo em comunicado interno divulgado para parte da equipe; executivo diz que saída aconteceu por encerramento de ciclo junto à empresa