Marketing
Precos caem na internet
Índice Fipe Buscapé aponta ainda um crescimento de 39,1% nas vendas do comércio eletrônico em 2011
Índice Fipe Buscapé aponta ainda um crescimento de 39,1% nas vendas do comércio eletrônico em 2011
Janaina Langsdorff
1 de dezembro de 2011 - 1h20
As compras feitas pela internet devem fechar 2011 com um crescimento de 39,1% em relação ao ano passado, alta estimulada pela queda de 9,6% nos preços praticados pelo comércio eletrônico brasileiro.
Inovação e ganho de produtividade são dois dos principais fatores que explicam a deflação apontada pelo primeiro Índice Fipe Buscapé, estudo que será realizado mensalmente pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com base em dados gerados pelo Buscapé, site de comparação de preços com mais de 50 mil lojas cadastradas, e pelo e-bit, que reúne informações de consumidores de mais de cinco mil lojas virtuais em todo o País.
O novo índice de preços ao consumidor na internet vai mapear os valores de mais de 1,3 milhão de produtos, distribuídos em dez categorias, que respondem por um consumo da ordem de R$ 270 bilhões em 2011. Outros 156 produtos serão monitorados diretamente, representando um consumo estimado em R$ 150 bilhões.
Segundo esse primeiro levantamento, o segmento de fotografia foi o que registrou a maior queda nos preços, de 21,8%, enquanto os brinquedos e os games encareceram 6,6%, a maior alta verificada pela pesquisa. Já os preços dos eletrônicos caíram 13,4%, seguidos pelos artigos de informática, cujos custos diminuíram 5,4%, e pelos eletrodomésticos, que apresentaram uma deflação de 2,8%.
Compartilhe
Veja também
Smart Fit Run quer quebrar recorde mundial com corrida
Junto prova de rua, marcada para 10 de novembro, em São Paulo Smart Fit Run também acontecerá simultaneamente em 30 unidades da rede
Friends Experience chega ao Brasil em novembro
Exposição conta com apresentação de Nubank e patrocínio de Sem Parar e celebrará os 30 anos de lançamento da série