Rodobens vai atuar em shoppings
Companhia criou duas empresas: Rodobens Malls e Rodobens Urbanizadoras
Companhia criou duas empresas: Rodobens Malls e Rodobens Urbanizadoras
Meio & Mensagem
23 de julho de 2012 - 9h57
O segmento de shopping centers segue atrativo no Brasil. Segundo informações do jornal Valor Econômico, a Rodobens Negócios Imobiliários é a mais nova empresa a atuar no setor, assim como em loteamentos. O Grupo passará a ter duas novas empresas: Rodobens Malls e Rodobens Urbanizadoras.
Em vez de aporte de capital, ambas terão áreas que já eram propriedade da Rodobens, cuja meta é reduzir riscos inerentes ao mercado de incorporação e aproveitar melhor parte dos terrenos que possui. "Os dois novos negócios trarão um pouco mais de perenidade de fluxo de caixa para a companhia", disse ao Valor o presidente da Rodobens, Marcelo Borges.
Até então, as iniciativas de incorporação eram o foco de atuação da empresa e em médio prazo devem continuar respondendo por 80% dos negócios. Já shoppings e loteamentos representarão 10%.
O prazo para os primeiros projetos de centros comerciais é 2013 e a Lumine Soluções em Shopping Centers terá participação de 4% nas Sociedades de Propósito Específico, criadas para desenvolver cada projeto da Rodobens Malls, com a possibilidade de elevar a participação em cada um para 10%, mediante aporte de recursos. A especialidade da Lumine é planejamento, desenvolvimento, administração e comercialização e, atualmente, a empresa está em 30 projetos do mercado.
Inicialmente, a Rodobens utilizará 22 terrenos (290 mil metros quadrados) para desenvolver shoppings. Trata-se de áreas residuais no entorno de empreendimentos residenciais da empresa, nas quais serão criados shoppings de vizinhança, centros comerciais de pequeno porte ou supermercados com lojas.
Os empreendimentos serão construídos em todos os mercados onde a empresa atua, exceto o Rio Grande do Sul.
Já a empresa de loteamentos terá oito áreas, com dois milhões de metros quadrados, que em princípio seriam destinadas ao projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Com os terrenos, a Rodobens pretende atingir essencialmente a classe B e, em segundo plano, a classe C.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor