Sem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades

Buscar

Sem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades

Buscar
Publicidade

Marketing

Sem patrocinador, cinema Cinearte encerra atividades

Desde março de 2019, quando a Petrobras anunciou que não renovaria o contrato de patrocínio do cinema, o local estava em busca de financiamento


19 de fevereiro de 2020 - 17h55

Cinearte fecha as portas após ficar sem patrocinador por quase um ano (Crédito: divulgação)

Localizado no Conjunto Nacional, região da Avenida Paulista, em São Paulo, o Cinearte encerra suas atividades com uma sessão de Parasita, vencedor do Oscar de melhor filme, às 21h30 desta quarta-feira, 19, na sala 1, que conta com 300 lugares. As outras sessões do dia são: Jojo Rabbit, às 18h30, e Judy, às 20h30, ambas na sala 2, que comporta 100 pessoas.

Em 31 de março de 2019, a Petrobras, que patrocinava o cinema desde 2018, anunciou que não renovaria o contrato. Desde então, o Cinearte estava em busca de outro patrocinador para bancar seus custos mensais como aluguel, condomínio e energia.

Além das salas de cinema, o Café Scada, que funciona no hall do subsolo ao lado da entrada principal, também será desativado. Entretanto, outras unidades do café continuarão em funcionamento nos cinemas Espaço Itaú Pompéia e Frei Caneca.

Esta, porém, não foi a primeira vez que o cinema fechou as portas. Em 1978, encerrou suas atividades devido a um incêndio que destruiu parte do Conjunto Nacional, reabrindo quatro anos depois com o nome de Cine 1, dirigido por Dante Ancona Lopez.

Em 1995, após ganhar uma nova sala, o cinema passou a se chamar Cinearte e três anos mais tarde começou a ser administrado por Adhemar Oliveira, que também comanda os cinemas da rede Espaço Itaú. Desde 1963, quando foi inaugurado com o nome de Cine Rio, o cinema já teve três patrocinadores: Cine Bombril, Cine Livraria Cultura e Cine Petrobras.

Crise financeira

No ano passado, outro cinema da região central de São Paulo passou por um processo semelhante, o Cine Belas Artes. O cinema ficou sem patrocinador entre fevereiro e maio de 2019, após a Caixa Econômica Federal encerrar o financiamento. O local chegou a anunciar que fecharia as portas, porém, em maio, a Petra, marca de cerveja do Grupo Petrópolis, comprou os naming rights do cinema por cinco anos. 

**Crédito da imagem no topo: istock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas