As estratégias da Shopee para engajar vendedores brasileiros
Com seleção de time de creators e programa Shopee na Estrada, marketplace quer auxiliar os mais de 3 milhões de parceiros locais a aprimorarem os negócios
As estratégias da Shopee para engajar vendedores brasileiros
BuscarAs estratégias da Shopee para engajar vendedores brasileiros
BuscarCom seleção de time de creators e programa Shopee na Estrada, marketplace quer auxiliar os mais de 3 milhões de parceiros locais a aprimorarem os negócios
Bárbara Sacchitiello
2 de agosto de 2023 - 6h20
Desde quando abriu mercado aos negócios locais, a Shopee já alcançou a marca de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados. Além de atrair esses lojistas e empreendedores, a plataforma de e-commerce vem, também, se dedicando a estreitar os laços com essa comunidade.
Há alguns dias, a plataforma começou a colocar no ar alguns vídeos e conteúdos, produzidos por um time de creators e parceiros da marca, que têm a missão de dar dicas aos empreendedores digitais.
Ajudar os vendedores brasileiros em relação às estratégias de marketing e de vendas na plataforma é algo que já fazia parte dos planos da Shopee. Felipe Lima, responsável pelo desenvolvimento de negócios da companhia, lembra que, antes dessa nova ação com influenciadores digitais, a plataforma já havia colocado no ar o podcast Rádio Shopee, com diversos conteúdos informativos.
Além da série em áudio, a Shopee também lançou, no YouTube, a playlist Comece a Vender, cuja proposta é ajudar quem está começando a usar o marketplace para comercializar seus produtos.
“Nosso compromisso é contribuir com o empreendedorismo local. Essa iniciativa é mais uma entre outras ações que temos como objetivo de levar conteúdo que os ajude a se desenvolverem e melhorar a performance de vendas”, explica Lima.
Para essa nova empreitada, a Shopee escalou alguns de seus parceiros: os youtubers Cauê Oliveira e Richard Aragão, além dos influenciadores Prisciane Pereira, Thais Minelli e Vitor Foglia.
Em seus perfis no Instagram, TikTok e YouTube, esses creators já estão compartilhando dicas para os vendedores que fazem uso do marketplace.
Para a seleção do squad, o executivo conta que a Shopee realizou uma curadoria externa, analisando diversos perfis, bem como os conteúdos abordados e a performance das lojas na plataforma. “Selecionamos criadores de conteúdo focados no universo do empreendedorismo e vendas online com foco na Shopee, que já tinham relevância e engajamento com seus seguidores em diferentes redes sociais”, relata.
Além da produção de conteúdo em seus perfis nas redes sociais, os influenciadores terão mais uma missão: apoiar o Shopee na Estrada.
Criado neste ano, o programa visa promover, em diferentes locais do Brasil, encontros para debater empreendedorismo e oportunidades de negócios.
Nesses eventos, que são presenciais e gratuitos, os vendedores têm a oportunidade de se conectar a especialistas de diferentes áreas da Shopee para tirar eventuais dúvidas.
“Os participantes da iniciativa possuem acesso completo a diversos conteúdos sobre todas as soluções disponíveis para vendedores da Shopee, como ferramentas de marketing, dicas para aumentar a visibilidade usando o Shopee Ads, como fazer transmissões ao vivo no app com o recurso de Shopee Live, como criar cupons e otimizar a performance”, conta Lima.
Segundo o executivo, mais de mil vendedores já foram impactados pelo Shopee na Estrada, cujas edições já aconteceram em São Paulo e Franca (no estado de São Paulo), Rio de Janeiro e Nova Iguaçu (no Rio de Janeiro), Curitiba e Londrina (no Paraná) e em Brusque (Santa Catarina).
Até o final do ano, o Shopee na Estrada deve passar por Recife, Belo Horizonte, Bahia, São José do Rio Preto e outros locais do País.
Compartilhe
Veja também
Black Friday: Amazon, C&A e Shopee são mais mencionadas
Levantamento da Buzzmonitor detalha produtos mais buscados em cada loja e estratégias mais utilizadas pelas marcas
Pesquisa avalia as marcas preferidas dos adolescentes da Geração Z
Forma Turismo avaliou as empresas mais consumidas por quase 5 mil jovens brasileiros de 16 a 19 anos