Smartphones puxam as vendas de celulares
Modelos inteligentes devem representar 52% dos 1,9 bilhão de aparelhos vendidos em 2013, especialmente das marcas Apple e Samsung
Modelos inteligentes devem representar 52% dos 1,9 bilhão de aparelhos vendidos em 2013, especialmente das marcas Apple e Samsung
Meio & Mensagem
14 de fevereiro de 2013 - 9h40
As vendas de telefones celulares caíram 1,7% em 2012, para 1,75 bilhão de unidades. Segundo estudo da consultoria Gartner, o declínio só não foi maior graças ao desempenho dos smartphones, que cresceram 38,3% no quarto trimestre de 2012, ante uma queda de 19,3% obtida pelos modelos com recursos básicos de vídeo e acesso à internet. A perspectiva é que mais da metade (52%) dos 1,9 bilhão de aparelhos vendidos em 2013 correspondam a modelos inteligentes, especialmente das marcas Apple e Samsung.
Dos 384,6 milhões de celulares vendidos pela líder Samsung em 2012, 53,8% equivalem a smartphones equipados com o sistema Android, do Google, sistema operacional que hoje detém 69,7% de representatividade no mercado. Já a Apple vendeu 130 milhões de smartphones no mesmo período, aumentando sua fatia de 5% para 7,5% no total de celulares. Seu sistema operacional, o iOS, diminuiu sua representatividade de 23,6% para 20,9% no mesmo período.
No terceiro lugar está a Nokia, com 333,9 milhões de celulares vendidos em 2012 e share de 19,1%. Com vendas de 67,3 milhões de unidades e participação de 3,9%,a chinesa ZTE ocupa o quarto lugar, seguida pela sul-coreana LG Electronics e a também chinesa Huawei, com 3,3% e 2,7% de representatividade, respectivamente. O mercado é disputado ainda pela Microsoft, que viu as vendas dos seus aparelhos com Windows Phone crescerem 124% em um ano, e pela RIM que, ao contrário, amargou uma queda de 44,4% nas vendas do BlackBerry no quarto trimestre do ano passado.
Compartilhe
Veja também
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento
Em clima de nostalgia, O Boticário relança mini batons da década de 1990
Marca aposta na memória afetiva do público e conta com a atriz Claudia Ohana para apresentar o produto ao público