Suzano estrutura divisão de bens de consumo
Com apoio da Touch Branding, Ipsos e Mullen Lowe, companhia de papel e celulose, lança marca Mimmo, de papel higiênico, seu primeiro produto nessa frente
Com apoio da Touch Branding, Ipsos e Mullen Lowe, companhia de papel e celulose, lança marca Mimmo, de papel higiênico, seu primeiro produto nessa frente
Roseani Rocha
6 de agosto de 2018 - 16h00
O mais próximo do consumidor final que a Suzano Papel e Celulose estava até o momento era com as resmas de papel Report. Mas a companhia, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, está colocando os dois pés no segmento b2c, ao lançar, esta semana, a marca Mimmo, de papel higiênico.
Inicialmente, a marca terá como foco as regiões Norte e Nordeste. Seu lançamento é resultado da aquisição, no fim do ano passado, da Facepa, que já atuava na produção de itens como papel higiênico, guardanapos, toalhas de papel e fraldas. Com o negócio, que envolveu investimento de R$ 540 milhões na construção de fábricas próprias, a Suzano tornou-se a terceira maior fabricante de papéis sanitários do Brasil com uma capacidade instalada de 170 mil toneladas entre Mucuri, Imperatriz, Fortaleza e Belém. “Há muita coisa que podemos explorar em higiene, por exemplo, como toalhas e lenços faciais”, pontua Adriana González, diretora de marketing da Suzano Papel e Celulose.
A expectativa da companhia é de que até o fim deste ano, a marca Mimmo já se torne líder nas regiões Norte e Nordeste.
Conceito e comunicação
Há dois anos, a Suzano e a Touch Branding iniciaram estudos com consumidores das regiões citadas e detectaram a oportunidade, nessa categoria, de desenvolvê-la melhor. Em meio a muitas marcas de papel higiênico de folha simples, a Suzano resolveu investir tecnologicamente para criar um produto melhor (folha dupla, mais absorvente), com bom rendimento, mas com um preço que os consumidores estivessem dispostos a pagar.
Assim surgiu Mimmo e o posicionamento, elaborado pela Touch: “Mimmo, o carinho que rende mais”, representado por uma mascote, um ursinho, que estará presente em toda a comunicação da marca cuja estreia aconteceu no último domingo, 5. Tanto o produto desenvolvido quanto o plano de comunicação para a nova marca foram validados por estudos da Ipsos.
A campanha ficou a cargo da Mullen Lowe (que venceu concorrência com mais de oito agências) e é estrelada pela dupla Maiara & Maraisa, num filme produzido pela Cine Cinematográfica. Além de TV, o produto também será divulgado em mídia OOH, rádio e digital. Adriana González afirma, ainda, que a comunicação como um todo também foi pensada para ser bastante eficiente no ponto de venda.
A nova divisão de bens de consumo da Suzano Papel e Celulose é dirigida por Fabio Prado. Segundo relatório de mercado divulgado por Leonardo Correa, analista do BTG Pactual, em junho, a Suzano Papel e Celulose, em 2019, deverá registrar um ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 22 bilhões. A companhia está em processo de fusão com a Fibria e sobre isso, o relatório afirma que o negócio “transforma o setor, garantindo ainda mais poder de preço e um potencial de disciplina de oferta sem precedentes à indústria”.
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