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Tecnologia invade as quadras de Wimbledon

Wearables, Oculus Rift e Shazam impulsionam o engajamento dos fãs no torneio de tênis


2 de julho de 2015 - 8h08

(*) Por Emma Hall, do Advertising Age

Marcas como Stella Artois, Jaguar e Evian estão levando alta tecnologia para o evento mais tradicional do verão na Inglaterra: o torneio de tênis de Wimbledon.

A Jaguar está dando aos espectadores das duas principais quadras de Wimbledon, assim como para quem está assistindo as partidas nos telões do lado de fora, dispositivos vestíveis e biométricos.

Os equipamentos estão sendo usados para medir os níveis de energia e excitação ao redor do torneio. Um infográfico, criado com os dados capturados, será transmitido ao vivo em telões digitais em localizações chave de Londres, incluindo Piccadilly Circus, e aparecerá como featured nos feeds das mídias sociais e em um website especial.

Uma equipe da Mindshare U.K., que está liderando a campanha, está analisando e visualizando os dados para manter o conteúdo atualizado, olhando como as partidas, os jogadores, os pontos cruciais e até mesmo o tempo está afetando os níveis de energia, os níveis de batimentos cardíacos e o humor do público. O site também está atualizando os placares e os horários, assim como divulgando manchetes, notícias, entrevistas com jogadores e comentários.

Enquanto isso, Stella Artois e Mother desenvolveram uma ação usando os Oculus Rift para dar aos fãs de tênis a chance de experimentar a sensação de voar como um falcão sobre os campos de Wimbledon. A iniciativa foi inspirada no comercial “Perfect Fly” (veja abaixo), que tem a participação do falcão Rufus, ave de rapina usada pela organização do torneio para manter os pombos fora das quadras.

Viajantes frequentes da estação de Waterloo, em Londres, podem imergir em uma experiência completa com a ajuda de um simulador pop-up que oferece um voo multi-sensorial. Graças à tecnologia dos drones, os participantes podem olhar para todos os lados e ver suas próprias asas batendo enquanto eles sobrevoam a grama das quadras, sentindo o vento em suas asas enquanto eles assistem a partidas históricas acontecendo abaixo deles.

O aplicativo “Perfect Flight” permite aos usuários criarem experiências semelhantes com seus smartphones e com Google Cardboard. Além disso, o site Fly Like a Rufus fornece outra versão do voo.

A Evian, por sua vez, está tentando unir a comunidade de fãs de Wimbledon por meio da #wimblewatch, série de conteúdo diária criada pela We Are Social e filmada na suíte Live Young, da Evian, em Wimbledon. O novo dispositivo de reconhecimento visual do Shazam levará qualquer um que mapear os anúncios da Evian para um hub de conteúdo móvel. Os fãs podem se envolver tuitando a hashtag #wimblewatch.

Evian, Jaguar e Stella Artois são patrocinadores oficiais de Wimbledon.

Tradução: Odhara Caroline Rodrigues

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