Toyota é carro-chefe mundial em vendas
Montadora japonesa retoma dianteira global mundial com 9,75 milhões de carros comercializados em 2012, alta de 26,6% ante o ano anterior
Montadora japonesa retoma dianteira global mundial com 9,75 milhões de carros comercializados em 2012, alta de 26,6% ante o ano anterior
Meio & Mensagem
28 de janeiro de 2013 - 9h10
As vendas da Toyota cresceram 26,6% em 2012, para 9,75 milhões de veículos. O desempenho, segundo a Reuters, não só levou a montadora japonesa a bater o recorde dos seus 75 anos de história, como fez também com que a fabricante de modelos como, Corolla, Etios, Auris e o luxuoso Lexus, retomasse a liderança mundial do setor, perdida em 2011 devido a uma série de recalls convocados nos Estados Unidos, além de uma crise de abastecimento originada pelos desastres naturais ocorridos no Japão no mesmo ano.
A perspectiva para 2013 é vender 9,91 milhões de carros, acréscimo de 1,6% em comparação a 2012. A vice-campeã mundial de vendas do setor é a General Motors, com 9,28 milhões de unidades comercializadas no ano passado, seguida pela Volkswagen, com vendas de 9,07 milhões de veículos.
Um dos carros-chefes de vendas da Toyota no Brasil é o Corolla. Com vendas de 56.371 unidades no ano passado, a linha, montada desde 1994 na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), acumulou uma representatividade de 23,1% na categoria de sedãs médios, garantindo a dianteira do segmento pelo quarto ano consecutivo.
O modelo mais novo, o XRS, foi lançado no início de 2012 e já vendeu mais de quatro mil unidades. Além da planta em Indaiatuba, a Toyota do Brasil opera com outras duas fábricas em São Paulo, instaladas nas cidades de São Bernardo do Campo e Sorocaba. Os carros produzidos hoje em 28 linhas de montagem ao redor do mundo são vendidos em um total de 160 países.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros