Ultrapar adquire a Extrafarma
Operação avaliada em R$ 1 bilhão marca a entrada do grupo Ultra no varejo farmacêutico nacional, fortalecendo o papel dos negócios gerados pela conveniência
Operação avaliada em R$ 1 bilhão marca a entrada do grupo Ultra no varejo farmacêutico nacional, fortalecendo o papel dos negócios gerados pela conveniência
Meio & Mensagem
1 de outubro de 2013 - 9h23
A Ultrapar, dona de mais de dez mil pontos de revenda distribuídos entre as redes de combustíveis Ipiranga e de gás de cozinha Ultragaz, acaba de firmar a sua entrada no varejo farmacêutico nacional com a compra da cinquentenária rede paraense de drogarias Extrafarma, antes pertencente à Imifarma Produtos Farmacêuticos e Cosméticos. Hoje com 186 lojas e receita bruta prevista de R$ 1 bilhão em 2013, a Extrafarma ocupa a oitava posição entre as maiores cadeias de farmácias do País. De acordo com fato relevante divulgado nesta segunda-feira 30, a operação está avaliada em pouco mais de R$ 1 bilhão.
“Este movimento abre uma nova frente de criação de valor para a companhia, principalmente através de maior envergadura na expansão de lojas da Extrafarma, a ser potencializada pela maior capacidade de investimentos, capilaridade dos postos Ipiranga e revendas Ultragaz e implementação do sistema de governança e incentivos da Ultrapar”, declara André Covre, diretor financeiro e de relações com investidores da Ultrapar, em nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A operação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a expectativa é que a conclusão do negócio ocorra no início de 2014. A previsão é que a Extrafarma se torne o terceiro negócio de distribuição e varejo especializado da Ultrapar, ofertando principalmente conveniência, um dos negócios mais promissores hoje no mercado. O otimismo vem da performance do varejo farmacêutico brasileiro, mercado que faturou R$ 60 bilhões em 2012, alta de mais de 10% ao ano, segundo dados da IMS Health e da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros