XP cria conteúdo e produtos para Tóquio 2020
Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá produção em parceria com BandSports na TV paga e lança linha de produtos do Time Brasil
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Valeria Contado
16 de julho de 2021 - 6h43
Investidora do Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde maio, quando assinou contrato até 2024, o maior patrocínio da história da entidade, a XP inicia o plano de ativação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A estratégia inclui o lançamento de uma linha produtos licenciados do Time Brasil, em parceria com a Wollner; a produção de conteúdo para TV e digital, com BandSports e COB; e a estreia de uma campanha em TV paga, digital e mobiliário urbano.
A empresa trabalhará a sua estratégia com base em três pilares: comunicação, visibilidade e aporte financeiro para gerar recursos e desenvolver o esporte no Brasil. Com base nisso, a XP buscou formas de entregar conteúdos relacionados ao tema.Durante os jogos, a fintech incentivará que as pessoas façam investimentos no Fundo DNA, e toda a receita que a empresa gerar nesse período será revertida para o Instituto Esporte & Educação, criado pela medalhista Olímpica Ana Moser. “Muito mais do que patrocinar, queremos investir no esporte brasileiro. Queremos investir para transformar”, comenta Pethra Ferraz, diretora de marketing da XP.
Além disso, a marca lança uma linha licenciada de roupas do Time Brasil, com camisa polo, colete oficial, mochila, bolsa de viagem, entre outros produtos. As peças podem ser encontradas na XP Store ou na Wollner, fornecedora oficial do COB e parceira na criação e distribuição dos lançamentos.
Criação de conteúdo
Um dos pilares da XP para a estratégia juto ao COB é a comunicação. A marca tem como intuito dar mais visibilidade aos esportes, e para isso firmou uma parceria com a BandSports e BandNews, e com o Canal Olímpico, do comitê, para trazer conteúdos exclusivos de bastidores de Tóquio.
A marca terá a apresentadora – e madrinha oficial do COB – Glenda Kozlowski como rosto das ativações da Arena XP. Os conteúdos contarão com seis editorias que serão embaladas e entregues nas redes sociais da XP, do COB e na TV, no BandSports.
Dentre as editorias estão um programa que reforça a participação e performance das mulheres nos jogos, trazendo a importância e a relevância de dar luz ao tema, e a coluna “Além do futebol”, que busca trazer visibilidade para outras modalidades de esportes que são forças do País. “O Brasil também é o país do vôlei, agora estamos entrando como o país do surf. Trazer um pouco dessa luz, e o quanto a gente performa bem em outras modalidade”, explica a diretora.
Além delas, a plataforma apresentará o Boletim XP, com tudo o que aconteceu durante o dia, e o quadro de medalhas. Alguns desses conteúdos terão a participação de atletas Olímpicos.
Para conseguir entregar e embalar todo o conteúdo, o que deve acontecer em grande parte de madrugada, devido ao fuso horário com 12 horas de diferença (horário de Brasília), a XP montou um War Room, com profissionais ligados e revezando durante as transmissões para produzir material para quem estiver acompanhando.
A principal promessa da XP para essa Olímpiadaa, em questão de ativação, é nas redes sociais, como explica Pethra Ferraz: “vamos agitar no social. Fizemos colete dourado, prateado e bronze para comemorar todas as medalhas do Brasil, e vai entrar nessa parte de ativação de redes”.
Por fim, a diretora comenta que a XP tem o objetivo de apoiar cada vez mais os esportes. “O papel da XP nessa aproximação com o COB é, de fato, investir no esporte, então, assinamos todas as peças dessa forma”. A empresa busca mais do que o próprio awareness. “Como trazer as pessoas para vibrarem pelos atletas, e trazer essa visibilidade para as modalidades. Além dos recursos financeiros, mas investir em dar espaço para os esportes”, finaliza.
É a primeira vez que a marca se aproxima de um evento tão grande relacionado ao meio esportivo, e a parceria tem vigência até 2024, passando por Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022, Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e Jogos Olímpicos Paris 2024. Segundo Pethra Ferraz, essa aproximação da empresa com o COB reflete os valores da marca, que se aproximam do esporte. “Do ponto de vista de valor, faz bastante sentido, entre as competições e a própria marca, que precisa de persistência, superação, sonhar grande”, explica.
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