20 anos de Paladar Estadão: reinvenção e novos caminhos
Plataforma vai além de críticas gastronômicas, anuncia Prêmio Paladar e quer ampliar leque de produtos em 2026
Há 20 anos, na época de ouro das críticas gastronômicas, nascia o Paladar Estadão. A marca vinculada ao veículo surgiu realizando a cobertura da cena da gastronomia de São Paulo, trazendo aos leitores opções e avaliações de restaurantes.

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Diante das transformações da mídia, sobretudo com a chegada das redes sociais, o Paladar viu a necessidade de se reinventar. Ainda que o jornal impresso mantenha sua relevância, o digital surgiu como canal complementar e representou oportunidade para que a marca explorasse novos campos, entre eles o audiovisual, por exemplo.
Hoje, a plataforma gastronômica é uma das maiores editorias do Estadão e acumula uma audiência média mensal de 21,8 milhões de visualizações de página e 14 milhões de usuários únicos. No Instagram, reúne uma comunidade de quase 260 mil seguidores.
“O grande valor e mérito do Paladar foi ter se reinventado e se redescoberto durante todo esse período. Até alguns meses atrás eu estava na liderança editorial do projeto. Em pouco tempo, vi a transformações acontecendo e os ajustes sendo feitos na produção”, lembra Rodrigo Flores, diretor de marketing do Estadão. “Saímos do contexto em que fazíamos resenhas em forma de lançamentos de restaurantes e críticas gastronômicas, com uma produção mais rica e adaptada à realidade de hoje”, acrescenta.
O Paladar se adaptou ao cenário atual e à mudança de percepção dos leitores. Se antes o conteúdo era nichado e restrito àqueles que tinham poder aquisitivo para frequentar restaurantes, agora incorpora outras questões dentro do conceito de gastronomia, como saúde e alimentação contemporânea de maneira geral para alcançar uma audiência mais ampla.
E as transformações não dizem respeito apenas ao público, mas também ao surgimento de novos players, como os aplicativos de delivery, salienta Flores. “Precisamos massificar, crescer muito, aumentar o volume da produção e manter o rigor e qualidade que trazíamos desde o começo”, endossa.
Comemorações de duas décadas
Em meio à crescente de influenciadores que abordam a gastronomia nas plataformas de mídia social e às inúmeras premiações existentes, o Paladar buscou promover algo que honrasse sua história e estivesse inserido em seu DNA. Daí, surgiu a edição comemorativa do Prêmio Paladar, após alguns anos de hiato, que acontece no dia 25 de agosto.
Para isso, firmaram parceria com a FIA Business School a fim de desenvolver uma metodologia com base científica, qualitativa e com auditoria, afirma o diretor de marketing. O corpo de jurados contará com 15 especialistas, como jornalistas, críticos da área, chefes e personalidades do setor.
A premiação reconhecerá os melhores bares, restaurantes e profissionais de São Paulo em diversas categorias, entre elas: Sabores Icônicos de São Paulo, que revelará os melhores drinques, petiscos, pratos e sobremesas; Receitas e Receitas e estabelecimentos memoráveis, com uma receita revelada pelo Paladar, restaurante inesquecível e melhor livro de gastronomia; e Endereços favoritos da cidade, entre padaria, sorveteria, pizzaria, lanchonete, cafeteria e espaço de compras etc.
Há também a categoria Honra ao Mérito, que irá reconhecer e premiar ícones de São Paulo e referências que eventualmente não se encaixem nas demais categorias.
Relação com anunciantes
A lista de patrocinadores do Prêmio Paladar conta com JBS, Nômade, Prefeitura de São Paulo e Visite São Paulo. Flores ressalta que a premiação não é destinada apenas ao ramo de alimentos e bebidas, mas, sim, mais ampla para possibilitar a entrada de marcas.
“Comer também é um ato de celebração, socialização. É o momento em que estamos felizes e com quem gostamos, e entendo que isso é uma plataforma riquíssima para marcas que querem compartilhar esses momentos com as pessoas”, indica o diretor.
Outros produtos publicitários surgem em decorrência do conteúdo. É o caso de Paladar Testou, que avalia produtos que vão desde alimentos e bebidas a utensílios culinários, e os classifica com os selos ouro, prata e bronze. No ano passado, foram mais de 30 testes realizados.
Havia uma necessidade e expectativa das marcas vencedoras em divulgar o reconhecimento e, daí, nasceu o licenciamento do Paladar Testou. Assim, é possível aplicar os selos nas embalagens durante o período de um ano ou enquanto a fórmula do produto se mantiver.
“Ninguém pode comprar o selo. Primeiro as marcas ganham. É um produto editorial, com regras claras, transparentes e registradas”, defende Flores. “Tudo é muito feito pensando no nosso público, na qualidade do conteúdo e quem está consumindo e é natural que as marcas queiram fazer parte disso”.
Planos para o futuro
O ano de 2025 vem sendo marcado pela intensificação e aceleração do Paladar Testou. Além disso, a equipe da plataforma cresceu.
Para os próximos meses – e anos –, há o intuito de ampliar a audiência e seguir falando com mais brasileiros à medida em que reforçam seus valores. Flores aponta também para a ampliação do leque de produtos para 2026, que já vem sendo formatados. “A ideia é construir coisas ao redor dessa marca Paladar”, finaliza.