A polêmica da campanha do SBT contra a LGBTfobia

Buscar

A polêmica da campanha do SBT contra a LGBTfobia

Buscar
Publicidade

Mídia

A polêmica da campanha do SBT contra a LGBTfobia

Emissora nega que vídeo de combate ao preconceito, lançado semana passada, seja fruto de decisão judicial por fala da apresentadora Patricia Abravanel


12 de janeiro de 2022 - 19h02

Apresentadora Patricia Abravanel aparece no início do filme da campanha feita pela emissora para alertar sobre preconceito e tolerância (Crédito: Reprodução/Instagram)

No dia 4 de janeiro, o SBT divulgou em seus perfis nas redes sociais o filme de uma campanha publicitária que trazia uma mensagem sobre a importância de combater os preconceitos em relação à população LGBTQIA+.

“Aqui no SBT estamos sempre aprendendo porque acreditamos que é assim que evoluímos. O Brasil é um país diverso e cheio de oportunidades, mas infelizmente não consegue abraçar ou incluir toda a sua diversidade. Sabendo dessa dura realidade, precisamos, juntos, buscar a transformação… e ela começa em cada um de nós. A família SBT quer evoluir junto com você. E aí, você vem?”, diz o texto postado pela emissora, junto com o vídeo, que também vem sendo exibido na grade de programação.

O filme publicitário reúne diversos apresentadores, funcionários e talentos da casa, como Patricia Abravanel, Celso Portiolli e Eliana, abordando que a população LGBTQIA+ sofre com a violência e preconceito no Brasil e que cada vez que as pessoas se omitem, acabam colaborando para que a opressão continue. Veja:

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SBT (@sbt)

O lançamento da campanha, que faz parte da plataforma SBT do Bem – braço social da emissora, que já lançou campanhas a respeito de doação de orgãos e de sangue, tabagismo e outras causas – chamou a atenção do público e gerou diversos comentários nas redes sociais nos últimos dias. O principal ponto lembrado pelas pessoas é que Patricia Abravanel, o primeiro talento da emissora que aparece na campanha, esteve envolvida em um episódio que gerou muitas críticas entre a própria população LGBTQIA+.

No fim de maio, durante o programa Vem Pra Cá, Patricia mencionou outras letras ao se referir a sigla LGBTQIA+ e disse que os homossexuais deveriam ser compreensivos com as pessoas mais conservadores. Dias depois, Patrícia voltou a abordar o assunto em seu programa, explicou o significado de cada letra da sigla e disse que estava buscando aprender sobre questões de diversidade.

Resposta do SBT
Depois de a campanha do SBT do Bem ter sido lançada, algumas notícias publicadas na imprensa disseram que a ação da emissora, na verdade, obedecia a uma ordem judicial, decorrente a uma punição dada pela fala de Patricia Abravanel, na época.

Em comunicado enviado à imprensa na tarde desta quarta-feira, 12, o SBT afirma que nunca houve tal determinação. “O SBT esclarece que não é verdade que sua campanha sobre a importância de combater a LGBTfobia foi ordenada pela Justiça. Ao contrário do que está sendo divulgado, não existe condenação contra a emissora e nem à artista Patricia Abravanel. É bom que fique claro que o SBT lançou essa campanha na TV e em todas as plataformas digitais com o intuito de conscientizar e transformar as pessoas. A emissora sempre teve o seu Comitê de Diversidade e Inclusão para tratar dessa e de outras temáticas ao longo dos anos”, diz o comunicado.

O SBT também ressalta que, atráves de sua Universidade Corporativa e da plataforma SBT do Bem, possui um “calendário anual de ações afirmativas em diversidade, inclusão e pertencimento”. A emissora também diz que, para essa campanha, contou com o apoio da empresa um.a diversidade criativa, atuante na questão de diversidade e representatividade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Atração da Band será apresentada por Joana Treptow e primeiro programa a ser exibido é Operação Fronteira Brasil

  • SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    Festival de Austin, no Texas, estreou sua primeira edição internacional no ano passado em Sydney, na Austrália, e agora expande para a capital britânica