Após 28 anos, ICQ deixará oficialmente de existir
Programa de mensagens, muito popular nos anos 2000, deixará de funcionar em junho, segundo sua empresa proprietária, a russa VK
27 de maio de 2024 - 15h40Após 28 anos no ar, o ICQ, programa de mensagens popular nos anos 2000, irá deixar de funcionar em 26 de junho. A informação foi divulgada em seu site oficial pela VK, proprietária do serviço.

(Crédito: Nicole Lienemann/Adobestock)
No mesmo endereço da web, a empresa russa que adquiriu o ICQ da AOL em 2010, ainda recomendou que os usuários adotem as plataformas do VK no lugar do ICQ. “Você pode usar o VK Messenger para falar com seus amigos e o VK WorkSpace com seus colegas de trabalho”.
O serviço foi criado em 1996 pela empresa israelense Mirabilis e vendido para a Aol Instant Messenger em 1998, por cerca de US$ 400 milhões. O ICQ alcançou seu auge em 2001, quando registrou 100 milhões de usuários.

Agora como app, ICQ está de volta
Porém, ao longo do tempo, com o surgimento de outras plataformas como o MSN e posteriormente, o WhatsApp, o ICQ foi perdendo a sua relevância e, em 2010, acabou sendo vendido para a Digital Sky Technologies, dona do serviço VK, uma espécie de Facebook russo.
Em 2014, o serviço passou por uma reformulação para tentar repetir o sucesso do passado nas plataformas móveis e ganhou um aplicativo para aparelhos com sistema iOS, Android, Windows Phone.