Assinar

Artifact: como é o “TikTok” de notícias dos criadores do Instagram

Buscar

Artifact: como é o “TikTok” de notícias dos criadores do Instagram

Buscar
Publicidade
Mídia

Artifact: como é o “TikTok” de notícias dos criadores do Instagram

Dos mesmos criadores da rede social da Meta, Artifact utilizará inteligência artificial e algoritmos para sugerir artigos e notícias personalizadas aos usuários


3 de fevereiro de 2023 - 14h49

Um feed de notícias personalizado por inteligência artificial é a proposta do Artifact, nova plataforma em desenvolvimento. A ideia está sendo concebida com financiamento próprio por Kevin Systrom e Mike Krieger, co-fundadores do Instagram, que deixaram a empresa em 2018.

Artifact deve chegar em breve

(Crédito: juvart-shutterstock)

O The Verge afirma que o nome Artifact vem da fusão de artigos, fatos e inteligência artificial, em inglês. A inspiração do app vem do comportamento dos algoritmos do TikTok ao criar recomendações de conteúdo personalizadas aos usuários, mesmo que vindas de contas que não são seguidas por eles.

A curadoria de notícias será feita por editores e virão de veículos renomados, como o The New York Times, até blogs menores e mais segmentados. Além disso, será possível seguir outras pessoas, que deverão compor uma comunidade em que os usuários postam artigos e será possível a interação em comentários e mensagens diretas.

A novidade chega em meio à hegemonia dos vídeos curtos nas redes sociais. Ainda que o Twitter continue cumprindo este papel, a plataforma vem apresentando controvérsias desde que Elon Musk assumiu como CEO da empresa, em outubro do ano passado. O serviço se parece com o Google Reader, aposentado pela big tech em 2013.

Qual será o conteúdo do Artifact?

Por estar na fase beta de testes, o novo app ainda não tem um modelo de negócios consolidado. Contudo, Systrom afirmou ao The Verge que a publicidade seria uma opção óbvia. Além disso, o veículo chama a atenção para o plano de realizar acordos de divisão de receita com editores, por exemplo.

O Artifact deverá trabalhar para levar informação de alta qualidade a partir de um padrão editorial próprio. Pensando nas fake news, o aplicativo terá ainda a remoção de notícias falsas. Ademais, os co-fundadores não descartam a presença de veículos a partir de posições políticas, por exemplo, mesmo que exerçam julgamentos próprios de quem deverá fazer parte da plataforma.

O app já pode ser encontrado nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais iOsS e Android. Contudo, é preciso aguardar em uma lista de espera para abrir uma conta.

Publicidade

Compartilhe

Veja também