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Brasileirão feminino estreia com recorde de marcas em 2024

Principal competição do futebol feminino aumenta premiação para vencedoras e terá mais de 50 marcas figurando juto as equipes

i 15 de março de 2024 - 13h33

Clubes que disputam a Série A do Brasileirão feminino soma 55 marcas patrocinadoras (Crédito: Divulgação)

Clubes que disputam a Série A do Brasileirão feminino soma 55 marcas patrocinadoras (Crédito: Divulgação)

O Brasileirão feminino estreia nesta sexta-feira, 15, com a partida entre Santos e Real Brasília. A principal competição do futebol feminino nacional omeça com novidades, principalmente no segmento financeiro.

Em 2024, o clube que vencer a competição arrecadará R$1,5 milhão; no ano passado o campeão recebeu R$1,2 milhão.

Já a equipe que ficar na segunda colocação receberá R$750 mil. Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) distribuirá R$6 milhões em cotas para os 16 participantes.

Brasileirão feminino conquista marcas

Além da premiação, a organizadora do campeonato anunciou que essa temporada é marcada por um investimento recorde. Ao todo, a entidade investirá R$ 25 milhões na competição.

Esse movimento tem a ver com a aproximação da organização, atualmente  com dois patrocinadores. A Neoenergia é apoiadora da competição desde 2021. A marca de energia sustentável é detentora dos Naming Rights, além de outras propriedades como placas de campo. A segunda é a Binance, que está na competição desde 2022.

No entanto, quem mais atraiu a atenção das marcas foram os clubes. As 16 equipes somam 55 apoiadores. A campeã de patrocínios é a Ferroviária, com sete empresas parceiras contando com Estrella Galicia, Galera.bet, Rede Voa, Dglab, DrogaVen, Unimed, REVEE.

Além disso, as Guerreiras Grenás são, ao lado das atuais campeãs brasileira e paulista, Corinthians, um dos clubes tido como modelo de gestão no futebol feminino. Recentemente o time da Ferroviária anunciou um plano de sócio torcedor voltado exclusivamente para a modalidade.

Do lado dos investimentos, o Palmeiras é hoje o detentor da camisa com o maior patrocínio da América Latina. O clube fechou um acordo com a Esportes da Sorte e segundo o que tem sido ventilado nos veículos esportivos o valor pode chegar aos R$ 20 milhões.

“Sentíamos a necessidade de estarmos inseridos com mais força no futebol feminino, e o Palmeiras surgiu como uma oportunidade perfeita, pela grandeza do clube e por tudo o que ele representa. O Palmeiras tem uma torcida muito engajada, que compra as causas daqueles que os representam. Por tudo isso, a relevância é enorme”, diz Darwin Filho, CEO da Esportes da Sorte.

Transmissão

A transmissão do Brasileirão feminino será fragmentada. Como nos anos anteriores, a Globo é a detentora dos direitos e distribui a exibição. Desse modo, através do SporTV, a empresa de mídia exibirá dois jogos por rodada – começando com Palmeiras x Flamengo – e tem a possibilidade de ter as finais na TV aberta.

A Globo cedeu a exibição das outras seis partidas durante as rodadas que serão divididas entre TV Brasil e os canais dos próprios clubes.

Com isso, a Globo pode faturar R$33 milhões somente com cotas de patrocínio direcionadas ao futebol feminino em 2024.