Canais de filmes apostam em redes sociais
Segundo emissoras, interatividade com seguidores é fundamental para sucesso da programação
Segundo emissoras, interatividade com seguidores é fundamental para sucesso da programação
Meio & Mensagem
2 de maio de 2014 - 9h03
Redes sociais são estratégia obrigatória de qualquer comunicação com o consumidor. Depois do grande sucesso da noite de premiação do Oscar 2014, quando a TNT atingiu o segundo lugar dos trending topics brasileiros no Twitter, perdendo apenas para a selfie de Ellen DeGeneres, as páginas de canais de filmes tem se reinventado cada vez mais.
A começar pela própria TNT. De acordo com Renata Fontana, diretora de marketing e comunicação da Turner no Brasil, a empresa acredita que falar com as pessoas nas redes sociais é vital para o processo de comunicação. Em suas redes – Facebook e Twitter, a linguagem é extremamente “abrasileirada”, com o objetivo de inserir conteúdos do canal no dia a dia do brasileiro, dentro do conceito multiplataforma. “Uma das nossas maiores apostas está no desenvolvimento de conteúdos exclusivos, como os aplicativos, vídeos, cards e até campanhas produzidas especialmente para o digital. Investimos muito no entendimento das preferências do público das redes”, afirma a diretora.
Com mais de sete milhões de fãs no Facebook, o Telecine investe bastante tempo no gerenciamento de suas redes. “Temos um trabalho bem focado na nossa página, com uma equipe interna 100% dedicada à plataforma”, diz Flávia Hecksher, diretora de marketing da rede Telecine. “Conversamos com os nossos assinantes e potenciais assinantes de forma aberta e transparente para tentar coletar o máximo de informações para melhorarmos os nossos produtos.” No Twitter, o perfil da rede conta com mais de 180 mil seguidores.
Além de atualizar os seguidores sobre a programação e estreias, o canal tem um aplicativo que permite a escolha da programação do Telecine Play. Outro app permite ao usuário fazer uma lista de produções que marcaram sua vida e compartilhar com os amigos.
Segundo Sóvero Pereira, diretor do Megapix, a troca com os seguidores mas redes é intensa: “Recebemos inúmeras mensagens, imagens e interações nas nossas redes sociais e, isso reflete na audiência. É uma troca muito forte e, a partir dela, conseguimos entender melhor o que os nossos seguidores gostam ou não.”
No Instagram, a rede possui mais de quatro mil seguidores. As imagens vêm acompanhadas de frases marcantes do cinema. No Facebook já ultrapassou dois milhões de fãs, envolvidos em posts interativos como quiz e referências de programação. Possui mais de 20 mil seguidores na conta do Twitter, por meio da qual chegou a realizar uma ação com o filme Crepúsculo que rendeu 30 mil menções.
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