Canais Fast, conteúdos originais e gratuidade: o novo streaming do SBT
Após mais de um ano de preparação, SBT estreia no streaming no próximo dia 18 com a aposta na diversão e nostalgia para atrair audiência e anunciantes
Canais Fast, conteúdos originais e gratuidade: o novo streaming do SBT
BuscarCanais Fast, conteúdos originais e gratuidade: o novo streaming do SBT
BuscarApós mais de um ano de preparação, SBT estreia no streaming no próximo dia 18 com a aposta na diversão e nostalgia para atrair audiência e anunciantes
Bárbara Sacchitiello
1 de agosto de 2024 - 11h30
No próximo dia 18 de agosto, véspera do aniversário de 43 anos da emissora, o SBT estreia o +SBT, streaming que classifica como um marco em seu processo de transformação digital.
Documentário sobre Hebe Camargo e outras personalidades que marcaram a história do SBT são os primeiros conteúdos originais da plataforma (Crédito: Divulgação)
Com acesso gratuito ao público e modelo de negócio 100% custeado pela comercialização de anúncios publicitários, a plataforma aposta na combinação de três tipos de entregas de conteúdo: on demand (em que o público escolhe o quê e quando quer assistir), canais Fast (uma espécie de programação linear, com conteúdo temático pré-definido) e simulcast (exibição ao vivo do mesmo sinal da TV linear).
“Vemos três diferentes maneiras de construir um produto digital: a partir da ideia de monetizar aquilo que já temos; adotando o mesmo modelo que os concorrentes já fizeram ou pensando especificamente na forma de consumo do usuário final. É nesse terceiro modelo que acreditamos”, explica Roberto Grosman, diretor executivo de transformação digital do SBT.
Embora ainda não tivesse uma plataforma de streaming para chamar de sua, o SBT vem, há pelo menos uma década, alimentando o consumo de seu conteúdo nos meios digitais. Grosman pontua que a emissora é uma das maiores do mundo em termos de seguidores no YouTube e que essa presença digital consistente deu fôlego para que a companhia pudesse desenvolver um modelo ideal para ingressar no universo do streaming.
Em comparação com as plataformas de streaming concorrentes, o que mais chama a atenção do modelo apresentado pelo SBT é a aposta em canais Fast. Ao todo, serão 10 opções gratuitas de canais, com conteúdo temático.
“O objetivo é transformar a forma como o brasileiro consome entretenimento, com qualidade e segurança, respeitando a cultura brasileira, sem a interferência do algoritmo”, resume Carolina Gazal, diretora de conteúdo do SBT.
Os canais Fast do +SBT são: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Séries, +Cinema, +Informação e +TVZYn.
Como os nomes sugerem, cada um deles terá uma programação de conteúdos daquele gênero, com cerca de 4 horas de programação, que se repetem de forma contínua. A ideia é renovar constantemente a grade desses canais Fast para, segundo Carolina, variar a entregas ao público.
No +Silvio Santos, por exemplo, as pessoas poderão rever grandes momentos de atrações do passado do fundador e maior astro da SBT. Já no +Humor estarão conteúdos e programas divertidos que marcaram a trajetória da emissora, como A Praça É Nossa e as pegadinhas do Topa Tudo por Dinheiro.
Carolina conta que os temas dos canais foram elaborados a partir de pesquisas e da avaliação das preferências dos espectadores do SBT. A ideia, segundo ela, é proporcionar um consumo de conteúdo saudável, por meio de diversão nostálgica.
Apesar de ter um acervo de forte apelo, o SBT procurou, também, investir em conteúdo original para atrair mais pessoas à sua nova plataforma. Nessa primeira fase, o principal destaque do Originais, área de conteúdo próprio do streaming, é a Coleção SBT, uma série de documentários que contará a história dos comunicadores e nomes que fizeram a história da emissora, como Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Gugu Liberato além do próprio Silvio Santos.
Outro conteúdo original será um talk show sobre numerologia e bem-estar, apresentado por Aparecida Liberato. Já a jornalista Magdalena Bonfigliolli contará casos e histórias de mulheres que foram vítimas de diferentes golpes, em uma série que flerta com o gênero do true crime e, segundo Carolina, tem o propósito de servir como alerta às espectadoras.
Para as crianças, o SBT já deu início à produção de Pica Pau Amarelo, uma nova obra inspirada no universo criado por Monteiro Lobato. Várias dessas produções estão sendo realizadas e planejadas em parceria com outras empresas, algo que deve ser a diretriz na grade do +SBT.
Como os primeiros anunciantes a apostar no projeto, essas marcas terão uma presença especial no streaming, nomeando os canais Fast. O Boticário, por exemplo, colocará sua marca no +Saudade enquanto a Seara estará no +Novelas.
Luciana Valerio, diretora comercial do SBT, conta que desde novembro do ano passado o departamento vem realizando apresentações do projeto do +SBT para agências e anunciantes. De lá para cá, foram mais de 80 reuniões e o grupo, desde iniciou, construiu a ideia do projeto de cotas fundadoras.
Além da nomeação dos canais, os anunciantes fundadores, bem como as demais marcas que veicularem publicidade na plataforma, terão outras opções de formatos antes e depois dos vídeos e outras inserções. A ideia, segundo Luciana, é propiciar aos anunciantes um investimento mais inteligente, baseado no exato comportamento da audiência para ampliar a efetividade dos investimentos.
A diretora comercial acredita que o novo produto reúne elementos atrativos ao mercado publicitário. “Somos o primeiro streaming totalmente gratuito, com conteúdo diversificado e qualificado, fácil de usar e de assistir, com uma experiência bem simples e intuitiva. Esperamos um rápido crescimento na base de usuários e, consequentemente, que essa audiência seja atrativa para as marcas”, conclui Luciana.
O +SBT poderá ser acessado por smartphones com sistemas iOS e Android e também em TVs conectadas Samsung e LG, computadores, tablets, Chromecast e Google TV.
Compartilhe
Veja também
PicPay estreia na Fórmula 1 com patrocínio à Sauber
Banco digital será patrocinador da Stake F1 Team Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto
Prova do líder no BBB 25 impulsiona Rexona nas redes sociais
Dinâmica de resistência promovida na casa fez com que a marca se destacasse entre os usuáros que comentam sobre o BBB no ambiente digital