Cinco tendências para a mídia em 2023
Estudo Media Trends & Predictions 2023, da Kantar, enfatiza a diversificação de canais e novos comportamentos do consumidor
Estudo Media Trends & Predictions 2023, da Kantar, enfatiza a diversificação de canais e novos comportamentos do consumidor
18 de novembro de 2022 - 14h22
A divisão de mídia da Kantar pontua cinco tendências para a mídia globalmente no próximo ano, no estudo Media Trends & Predictions 2023. São elas: o futuro da visualização, o impacto da inflação, evolução do uso de dados, desenvolvimento de novas tecnologias de mídia e o caminho para o zero líquido.
A pesquisa utiliza dados da Kantar e previsões baseadas em indicativos e pontos de vistas de especialistas. Confira cada uma das tendências apresentadas no estudo:
Uma das tendências para a mídia indicada para este ano pela Kantar foi a diversificação de negócios, tanto nos meios comerciais quanto nas próprias estratégias de fornecimento de conteúdo. Neste sentido, em 2022 houve um equilíbrio entre o Video Sob Demanda (VOD) e a televisão linear.
Logo, no ano que vem, os profissionais de marketing permanecerão investindo nos vídeos online, mídias sociais e streaming. Entretanto, com a entrada de novos canais nessa dinâmica, os orçamentos e audiências se dividirão. Além disso, o mercado se distanciará das estratégias de lançamento de uma só vez e muitos novos conteúdos para maximizar as receitas.
Outra tendência para a mídia em 2023 é o impacto da inflação. Três fatores indicam que a mídia e o marketing não escaparam dos impactos da inflação trazidos pela pandemia da Covid-19. São eles: redução no poder de compra do consumidor, o aumento nos gastos com assinatura e a alta dos custos de publicidade.
Ao mesmo tempo, o estudo da Kantar mostra que este é o momento certo para investir, visto que os consumidores estão aceitando mais a publicidade. Além disso, com a alta dos custos, o conteúdo financiado também está mais palatável, logo é um momento oportuno para introduzir camadas financiadas para limitar a rotatividade sensível ao preço.
A evolução do uso de dados também é uma tendência para a mídia em 2023. Ainda que o Google tenha adiado o fim dos cookies de terceiros para a segunda metade de 2024, dando mais tempo para as empresas se prepararem, esse tempo não deve ser desperdiçado.
De acordo com a pesquisa da Kantar, para um cenário pós-cookie, os profissionais de marketing devem ir experimentando sistemas de segmentação baseados em proxy e publicidade contextual.
As tendências e previsões da mídia para 2022
Segundo o estudo Media Trends & Predictions 2023, para o próximo ano, as TVs conectadas, além de facilitarem novas formas de publicidade, estão preparadas para desenvolver capacidades de publicidade endereçável e expandir seu alcance. Estima-se que setor cresça quase US$ 30 bilhões até 2024.
Devido aos recordes de ondas de calor, inundações, secas e queimadas, setores de mídia e marketing estão tentando reduzir o impacto de carbono do desenvolvimento, produção e execução de publicidade a um zero líquido.
De acordo com o estudo da Kantar, a população também está disposta a fazer a sua parte. Metade da população do mundo diz estar preparada para investir tempo e dinheiro para apoiar as empresas a fazerem a coisa certa e 42% deixaram de comprar produtos e serviços devido ao seu impacto ambiental.
Confira também o que é o evento Maximidia e a cobertura completa do Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King