Cinquenta tons de mídia no cinema
Estreia de Cinquenta Tons de Cinza eleva as vendas de espaços publicitários nas salas do Reino Unido
13 de fevereiro de 2015 - 4h18A obra Cinquenta Tons de Cinza fez mais do que apimentar a vida sexual de mais de 100 milhões de leitores em todo o mundo. A adaptação do livro para o cinema, cuja estreia mundial acontece nesta semana, também está apimentando a indústria publicitária.
No Reino Unido, onde o filme estria nesta sexta-feira, 13, as salas de cinema tiveram recorde na comercialização de espaços publicitários. Novos anunciantes criaram soluções criativas para passar uma mensagem de acordo com o tom do filme.
O interesse dos britânicos por Cinquenta Tons de Cinza levou a Calvin Klein Jeans a anunciar nos cinemas pela primeira vez. O filme também inspirou a marca de roupas Vibez a utilizar a telona para lançar sua primeira ação nesse ambiente. Outras marcas também quiseram aproveitar o interesse em torno do filme, como Estée Lauder, Nike, General Motors e Universal Music, responsável pela trilha sonora de Cinquenta Tons de Cinza. No Reino Unido, o filme só é permitido para maiores de 18 anos. Já nos Estados Unidos, a classificação é mais branda: menores de 17 podem assistir, desde que estejam acompanhados por um adulto.
A CEO da Mídia Digital de Cinema (DCM) do Reino Unido, Karen Stacey, notou o aumento do interesse dos anunciantes. “Nós vimos um forte aumento das marcas femininas em torno de Cinquenta Tons de Cinza. Esse deve ser o um dos filmes mais comentados do ano e reconhecemos a oportunidade de oferecer formatos e ações integradas com mídias sociais para as marcas que quiserem falar com essa audiência”, disse.
Leia também: Marcas pegam carona em Cinquenta Tons de Cinza
Ao contrário dos Estados Unidos, onde a publicidade em cinema é comercializada pela classificação do filme – os anunciantes do Reino Unido podem escolher inserções específicas em determinados títulos. A Renault, por exemplo, pagou para aparecer em um dos momentos mais nobres do portfolio da associação britânica de mídia de cinema. Os comerciais da marca vão aparecer após o último trailer, bem antes do filme começar.
Já a Revlon escolheu o filme para reforçar sua campanha #loveison, criada pela AR New York. O comercial, que também será exibido antes de Cinquenta Tons de Cinza, na Inglaterra, mostra casais em cena e destaca as palavras “sexy”, “desejo” e “paixão”.
Charlie Yeates, diretor da MediaCom, disse ter ouvido relatos de que há chances de que a estreia de Cinquenta Tons de Cinza movimente mais a publicidade nos cinemas do que na exibição do desfecho de Harry Potter, uma das sagas cinematográficas de maior sucesso dos últimos anos.
Com informações do Advertising Age