Com YouFind, Abril aposta em big data
Grupo de mídia anuncia criação de empresa de marketing analítico, que oferecerá soluções com base em seu próprio banco de dados de clientes e consumidores
Grupo de mídia anuncia criação de empresa de marketing analítico, que oferecerá soluções com base em seu próprio banco de dados de clientes e consumidores
Bárbara Sacchitiello
11 de abril de 2014 - 3h19
Em mais uma estratégia para diversificar seus negócios e receitas, o Grupo Abril anunciou nesta quarta-feira, 11, a criação de uma nova empresa. Com o nome de YouFind, a nova operação é uma evolução do Alphabase, a divisão de dados de marketing do grupo, que agrega todo o banco de assinantes e consumidores de conteúdo do grupo ao longo de toda a sua trajetória.
Com uma base de dados de 74 milhões de pessoas, a consultoria de marketing analítico irá oferecer soluções para auxiliar e complementar as campanhas, ações de ativações e outras estratégias de marketing e de comunicação de marcas e anunciantes. “A Abril sempre se preocupou em montar um banco de dados para compreender melhor o comportamento e a visão de nossos leitores. O que era uma divisão interna, então, agora virou uma estrutura independente para oferecer esse universo de informações ao mercado”, explicou Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril S/A.
Alguns elementos desse trabalho que a YouFind promete oferecer já vinham sendo realizados dentro da estrutura da Alphabase, que tinha uma base de 300 clientes ativos. Agora, a ideia é focar diretamente nos setores de varejo, finanças, educação e outros players que queiram aproveitar utilizar o big data como instrumento de qualificação de seus esforços de marketing. “Estamos oferecendo um bem muito valioso ao mercado que é uma base de dados muito ampla e qualificada. Nossa missão será combinar esses dados com os dos clientes para auxiliá-los a encontrar soluções diretas para seus negócios”, explicou René Agostinho, o CEO da YouFind.
O executivo garante, no entanto, que todas as informações e dados pessoais que compõem o banco da empresa continuarão mantidas sob sigilo. Segundo ele, a YouFind irá fazer cruzamentos e analisar tais dados de acordo com a demanda dos clientes, fornecendo a eles os resultados e soluções extraídas de tal análise – e não a base de dados, em si.
A primeira missão da nova empresa será tentar converter a atual base de clientes da Alphabase para a sua carteira. A estimativa do CEO é encerrar o ano com cerca de 100 clientes ativos. Tal como acontecia quando era utilizada para impulsionar os lançamentos da editora Abril, a YouFind terá na área digital um grande terreno a explorar. “A Abril será um misto de cliente e de parceiro da empresa, pois também pautamos toda a nossa estratégia nas pesquisas e nos dados já coletados de nossa base de consumidores”, frisou Fábio Barbosa.
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