Assinar

Editora Globo celebra 65 anos

Buscar
Publicidade
Mídia

Editora Globo celebra 65 anos

Empresa cria logo comemorativo e realizar parcerias com marcas para marcar aniversário


26 de maio de 2017 - 13h23

A receita baseada em vendas avulsas, assinatura e publicidade não é mais suficiente para sobreviver (Crédito: Divulgação)

Com um portfólio de 15 revistas impressas, com seus respectivos sites e aplicativos, a Editora Globo chega aos 65 anos. Sua história começou vinculada ao jornal O Globo e, atualmente, a editora se reinventa por meio da inserção de seus títulos em alternativas de negócios digitais e eventos. A comemoração das seis décadas e meia de existência contará com um logo especial da empresa e planos de parceria entre as marcas com o objetivo de oferecer mais conteúdo e interação para a audiência.

O portfólio de revistas da empresa soma 1,9 milhão de exemplares em circulação paga e boa parte já é distribuída em digital. Os dados referem-se ao mês de fevereiro deste ano e são do Instituto Verificador de Comunicador (IVC).

Na medida em que, na última década, o jornalismo impresso, no Brasil e no mundo, migrou parcial ou totalmente para a web, o modelo de negócios teve que ser repensado. Até a década de 1980, quando foi introduzida a venda de publicidade nos veículos da editora, a única fonte de renda do negócio resumia-se à venda de assinaturas e exemplares avulsos em bancas. Esses modelos de receitas, agora, são apenas parte da nova estratégia, diz o diretor-geral de mídia impressa do Grupo Globo, Frederic Kachar: “Não vai haver empresa de mídia que viva só daqueles três canais de receitas. A receita foi fragmentada e as empresas têm de se reinventar”, afirma.

“Nosso maior desafio é ser um modelo de negócio pago e criar valor sobre ele, porque tem muita coisa grátis boa no Brasil”

Essa reinvenção passa pela monetização dos sites, expansão do portfólio de eventos promovidos pela editora e até mesmo a venda de bilheteria de eventos de terceiros. Essas são algumas das estratégias empregadas por Kachar desde o aniversário de 60 anos da companhia para criar novas receitas. Outra iniciativa foi se apropriar das plataformas digitais de forma diversificada. “Nosso maior desafio é ser um modelo de negócio pago e criar valor sobre ele, porque tem muita coisa grátis boa no Brasil”, avalia Kachar. Atualmente, os sites dos títulos seguem a lógica do mercado brasileiro no ambiente digital e oferecem conteúdo gratuito. Mas o objetivo da empresa, daqui para a frente, é mostrar a originalidade e exclusividade do conteúdo oferecido nas versões pagas de seus produtos.

A opção pelo aumento de eventos, apontada como uma das alternativas de diversificação de negócios, baseia-se em números: há dez anos, a empresa realizava cerca de dez eventos ao ano. No ano passado, foram realizados 130 eventos em parceria com outros braços do grupo, como o camarote de Carnaval entre a revista Quem e o jornal O Globo. “Um evento, para nós, é manifestação de conteúdo ao vivo e uma chance de reverberar o exposto às nossas audiências por meio de coberturas. Outras oportunidades que estamos testando são licenciatura de marca, e-commerce e o lançamento de produtos em conjunto com outras partes da empresa”, diz Kachar.

A Editora Globo, fundada em 1952, sob o nome Rio Gráfica, foi a terceira empreitada da família Marinho, proprietária do Grupo Globo, na área de comunicação. O objetivo inicial era publicar tiras e fascículos do jornal O Globo e conteúdo segmentado, como histórias em quadrinhos e re- vistas femininas. Apenas em 1986 adotou o nome atual, quando o grupo adquiriu uma empresa de livros gaúcha chamada Editora Globo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Guerreiros do Sol: Globo combina streaming e linear em sua nova produção

    Guerreiros do Sol: Globo combina streaming e linear em sua nova produção

    Terceira novela original do Globoplay, nova trama estreia em junho na plataforma de streaming da empresa e no canal Globoplay Novelas (ex-Viva)

  • Programa CEO’s Talk Show estreia no dia 20

    Programa CEO’s Talk Show estreia no dia 20

    Série apresentada pelo publicitário Nizan Guanaes exibirá entrevistas semanais com sete líderes de grandes empresas atuantes no País