Em São Paulo, ônibus e motoboys viram mídia para empresas de OOH
Adsplay aposta em paineis de LED nas motocicletas de entregas enquanto a C2R|Maely quer expandir as telas instaladas nos ônibus
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Meio & Mensagem
23 de maio de 2025 - 10h26
ADSMOTO: conheça os anúncios exibidos em baús com telas de LED instaladas nas motos dos entregadores (Créditos: Divulgação)
O segmento de digital out-of-home (DOOH) deve movimentar, no mundo, a quantia de US$ 54,83 bilhões em 2030, de acordo com relatório de 2022 da Research and Markets.
Esse número sinaliza a importância que essa mídia deve alcançar nas estratégias dos anunciantes e como o mercado precisa estar preparado para acompanhar a digitalização desse meio.
De olho nessa tendência, a Adsplay apresentou ao mercado nos útlimos dias o AdsMoto, um um espaço publicitário de LED instalado nos baús das motos de entrega, inspirado nos painéis dos táxis de Nova York.
“Dessa vez, lançamos não só um novo produto, mas também um novo canal de mídia. Com a AdsMoto, estamos introduzindo o Mobility Out of Home (MOOH) com anúncios nas ruas. Essa forma de publicidade é ideal para campanhas que buscam engajamento e exposição, combinando a flexibilidade da mídia exterior com a capacidade de atingir um público em movimento”, explica o CEO da empresa, Edu Sani.
Júlia Greghi, diretora de marketing, conta que a ideia surgiu enquanto dirigia e viu um motoboy com um baú equipado com um letreiro de LED rotativo, típico de anúncios de rua. Na hora, pensou: “Por que não usar os baús dos motoboys como mídia, com telas de qualidade, as mesmas utilizadas no OOH?”
“Assim que levei a ideia para dentro da empresa, o time de operações e o comercial abraçaram a oportunidade e começamos a desenhar o MVP. Fomos atrás de fornecedores, mão de obra e tecnologia de ponta. Até o momento está sendo um sucesso”, fala.
A entrega dos anúncios é feita no baú de LED instalado na moto do entregador e o trajeto percorrido varia de acordo com os pedidos que o motoboy recebe, mas a marca pode escolher por qual região da cidade seu anúncio vai circular.
Por se tratar de uma moto de entregas, a solução não esbarra na Lei Cidade Limpa, que restringe anúncios em veículos, com exceção de transporte de carga. No momento, a operação funciona apenas na cidade de São Paulo, mas existem planos de expandir a solução para outras cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
O motoboy interessado em participar precisa estar cadastrado em pelo menos um aplicativo de delivery, passar por uma análise documental, incluindo verificação de antecedentes criminais, e, se aprovado, assina um contrato de prestação de serviço por campanha. Além disso, ele é remunerado.
“Durante a campanha, ele recebe pelo tempo em movimento com os nossos dispositivos. Assim, eles têm uma possibilidade de complementar sua renda. Vale ressaltar que nós não mudamos em nada a rotina do entregador, ou seja, ele continua com sua atividade com os aplicativos de delivery; mesma carga horária e mesma localização das entregas do aplicativo”, explica a porta-voz.
Os baús da AdsMoto têm três superfícies para exibir a marca: 2 laterais, com anúncio impresso e estático, e a traseira, com uma tela de LED de 40 cm por 40 cm, que pode exibir vídeos.
“É a mídia que se move com o público, uma mídia viva, um canal dinâmico, presente nas ruas, próximo das pessoas e do cotidiano real. A AdsMoto é ideal para campanhas de awareness e de alcance”, completa Júlia.
Já a C2R|Maely apostou nos ônibus para aplicar o formato digital B-Air Digital. A ideia, segundo Ricardo Cabianca, diretor de marketing, seguiu o caminho natural dentro de um plano que começou com a criação e o desenvolvimento de um painel para mídia estática no interior dos veículos.
“A consolidação do formato estático, o B-Air Estático, patenteado por nós, e que faz parte da rotina da jornada de mobilidade há mais de 5 anos, junto ao mercado, nos impulsionou a avançar com a ideia da digitalização, por meio da criação do B-Air Digital”, conta Cabianca.
“Nosso propósito, ao desenvolver peças pensadas para o interior dos ônibus, foi inserir esse modal no segmento de OOH, pois, em nossa visão, era o elemento que faltava para completar o circuito de mídia em mobilidade e conectar todos os roteiros de mídia de rua”, completa.
O projeto está ativo em 110 ônibus na capital paulista e também considera atuar em outras cidades do Brasil. A previsão é alcançar 500 veículos até o fim do ano e chegar a 1.500 até o final de 2026.
MedSênior investe com uma cota de lançamento digital em ônibus (Créditos: Divulgação)
O porta-voz explica também que o modelo foi desenvolvido e projetado para compor o ambiente interno do ônibus sem causar interferências visuais, seguindo protocolos de segurança e eficiência dos equipamentos.
“Para isso, foi necessário passar por todas as avaliações e adequações junto à SPTrans, atendendo a todas as normas exigidas para as devidas liberações. O mesmo se deu com os consórcios e garagens com os quais atuamos por meio de contratos”, fala.
“Foram processos importantes e minuciosos, especialmente com o digital, que exigiu um longo período de testes para validação do equipamento, até se chegar a um modelo único que pudesse ser utilizado não apenas para a exposição de publicidade, mas também para a veiculação de serviços de utilidade pública, como campanhas de orientação e conteúdos informativos. Esses conteúdos podem ser exibidos em ônibus que contam com duas ou quatro telas, dependendo do tamanho do veículo”, explica.
O formato B-Air Digital também permite a compra de mídia programática, de forma automatizada, para toda a rede integrada aos ônibus, proporcionando recursos para impactar novos públicos e falar com uma grande audiência de maneira personalizada, promovendo melhores experiências para marcas e consumidores.
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