Engajamento das marcas cai na sétima semana do BBB 25
Comentários sobre as marcas patrocinadoras nas redes sociais é 60% menor do que na semana anterior, segundo a Stilingue by Blip
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Bárbara Sacchitiello
28 de fevereiro de 2025 - 6h10
Participante Diogo Almeida e sua mãe, Vilma, no paredão da sétima semana do BBB 25 (Crédito: Globo)
As pessoas continuam comentando sobre os acontecimentos e desdobramentos da disputa da 25ª edição do Big Brother Brasil, na Globo. Na sétima semana do reality, as conversas sobre o programa somaram o total de 1.884.914 posts, 10,5% a mais do que o registrado na semana anterior.
Os dados fazem parte do relatório semanal da Stilingue by Blip, publicado em primeira mão por Meio & Mensagem. Dessa vez, a empresa avaliou a repercussão do programa nas redes sociais do período de 9h do dia 20 de fevereiro até às 8h59 dessa quinta-feira, 27.
Apesar do aumento das conversas sobre o reality, na comparação de uma semana com outra, os comentários sobre as marcas presentes na atração caíram de maneira considerável.
Na semana passada, a Stilingue by Blip monitorou que, do total das postagens sobre a atração, 15.749 foram relacionadas às marcas patrocinadoras do BBB. Esse número é 64% menor do que a quantidade de assuntos sobre marcas registrados na semana passada.
Também houve uma pequena mudança nos territórios que concentram a maior quantidade de conversas sobre o BBB 25. Desde o início da atual edição, o X (antigo Twitter) costuma concentrar mais de 95% das conversas sobre o reality.
Nessa sétima semana, no entanto, a rede social ficou com a fatia de 89% das conversas sobre o BBB 25, enquanto o Instagram cresceu, respondendo por 5,9% das publicações. Os portais de notícias concentraram 4,3% das conversas sobre o BBB ao longo da semana.
A Stilingue by Blip faz a coleta de publicações orgânicas, respeitando as APIs das plataformas, utilizando palavras-chave de contexto relacionadas ao programa, como BBB e “bbb25” e suas variáveis.
As menções às marcas através de hashtags de campanha, como #MarcaNoBBB, não são mais contabilizadas no ranking a não ser que contenham as palavras-chave de contexto no texto da publicação.
Após essa coleta, as publicações são classificadas em mais de 200 temas, permitindo uma análise detalhada dos principais assuntos, como atrações, temáticas e marcas citadas. A metodologia tem o objetivo de fazer um social listening abrangente, monitorando canais como X (Twitter), Facebook, Instagram, blogs, portais, BlueSky, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.
Os rankings refletem o volume de menções associadas ao evento e há também a contabilização do número de usuários únicos.
No monitoramento da Stilingue by Blip, o iFood foi a marca que mais recebeu menções ao longo da sétima semana do Big Brother Brasil. Além de usar a hashtag da marca para comentar sobre o programa, o iFood também gerou comentários por conta da dinâmica da Roleta iFood Girou Ganhou.
Na segunda posição ficou a Seara, que promoveu um churrasco para os participantes na festa do último fim de semana. Em terceiro lugar ficou o Mercado Livre, que oferece cupons de desconto aos espectadores. Veja:
As marcas do BBB 25 que mais chamaram a atenção nas redes sociais | ||
Marcas | Percentual de menções | Usuários únicos |
iFood | 16,75% | 949 |
Seara | 12,98% | 1.081 |
Mercado Livre | 8,96% | 773 |
Rexona | 8,28% | 876 |
Pantene | 7,57% | 821 |
Nestlé | 7,55% | 674 |
MRV | 5,60% | 621 |
Kwai | 5,07% | 579 |
Claro | 4,50% | 409 |
Sazon | 3,89% | 624 |
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