ESPN aposta em portal para as fãs de esporte
Sarah Buchwitz, head de marketing do canal, comenta as novidades e os diferenciais do ESPNW
10 de março de 2016 - 1h08A crescente audiência do público feminino motivou a ESPN a criar um portal específico para as fãs de esporte. O ESPNW, que entrou no ar essa semana, aposta em temas com a perspectiva da mulher sobre o universo esportivo.
“O lançamento é uma oportunidade de desenvolver o conteúdo relacionado ao esporte feminino, abordando a prática esportiva das mulheres no dia a dia e profissionalmente”, explica Sarah Buchwitz, head de marketing da ESPN.
O novo portal segue o modelo utilizado pelo canal nos Estados Unidos, desde 2010. As editorias Notícias, Liestyle, Blogs e Especiais foram criadas a partir de pesquisas, conta a executiva. “O layout do portal valoriza imagens, conteúdo gráfico e multimídia de diferentes sites”, fala.
Um time feminino foi escalado para cooperar com o conteúdo do portal, entre elas as comentaristas dos canais ESPN e ex-atletas Ana Moser, Magic Paula e Daniele Zangrando, além das profissionais da equipe de jornalismo. As mulheres também serão fontes em áreas relacionadas ao esporte, como medicina, nutrição e preparação física.
Como a audiência varia de acordo com a transmissão e a modalidade, a ESPN não tem uma porcentagem exata de quantas mulheres acompanham os canais, no entanto, Sarah usa a final da liga de futebol americano (NFL), que aconteceu em fevereiro, para exemplificar o interesse.
“O Super Bowl 50 teve 25% de audiência feminina. O número surpreende muitos que desconhecem a realidade do mercado e afirmam que futebol americano é um esporte com fãs predominantemente masculinos”, compara.
Sarah ressalta que o ESPNW não chega ao mercado para levantar bandeiras. “O canal segue buscando formas de conectar as fãs através do amor pelo esporte”, diz.
Pela visibilidade feminina
Para divulgar o portal, a ESPN lançou a campanha Invisible Players, que ressalta a participação feminina em atividades esportivas. Criado pela Africa, o vídeo mostra homens e mulheres testando seus conhecimentos sobre o esporte. Questionados sobre os autores de alguns lances, nenhum dos entrevistados respondeu nomes de atletas mulheres. O filme termina com a frase: “você pode até saber um pouco sobre esporte, mas precisa aprender muito ainda sobre o poder das mulheres”. (Confira abaixo)
Sarah afirma que os comentários que estão recebendo dos fãs do canal e dos anunciantes são positivos. “O reconhecimento mostra que o projeto tem futuro. Parceiros comerciais ressaltaram a importância da plataforma e a aproximação com um novo público apaixonado pelo esporte”, fala.