Governo e plataformas querem combater fake news sobre tragédia no RS
Por meio da Advocacia Geral da União, empresas como Google, TikTok, Meta, Kwai e outras comprometeram-se com a promoção de conteúdo qualificado sobre os desastres climáticos
Governo e plataformas querem combater fake news sobre tragédia no RS
BuscarGoverno e plataformas querem combater fake news sobre tragédia no RS
BuscarPor meio da Advocacia Geral da União, empresas como Google, TikTok, Meta, Kwai e outras comprometeram-se com a promoção de conteúdo qualificado sobre os desastres climáticos
Meio & Mensagem
21 de maio de 2024 - 16h03
A Advocacia Geral da União (AGU) e as principais plataformas digitais que atuam no Brasil assinaram, nesta segunda-feira, 20, um protocolo que visa combater as fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul.
Comprometeram-se com o protocolo de intenções as empresas Google/YouTube, Meta, TikTok, X, Kwai e Linkedin. O documento também foi assinado pelo advogado-geral da Uniãoo, Jorge Messias e tem duração de 90 dias, podendo ser renovado mediante um novo acordo.
O entendimento entre as partes envolvidas foi feito em colaboração com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
De forma prática, o documento prevê a promoção de informação “íntegra, confiável e de qualidade” sobre a situação enfrentada por diversas cidades do Rio Grande do Sul, observando, para isso, os termos das próprias plataformas.
A AGU diz, ainda, que as plataformas comprometem-se a colaborar, de acordo com suas capacidades técnicas e institucionais, com medidas para coibir conteúdos que “violem a integridade das informações sobre a tragédia climática”.
Pelo acordo firmado, as redes sociais também podem disponibilizar aos usuários ferramentas e mecanismos que facilitem o acesso a informações confiáveis a respeito da tragédia climática, incluindo a prestação de serviços públicos.
Essas plataformas também poderão incluir os temas em ações de checagem de conteúdo.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King