Libra e LFU se unem para venda dos direitos de transmissão da Série B
Representantes das duas ligas entendem a negociação como um passo importante para a estruturação de um modelo mais sólido
Libra e LFU se unem para venda dos direitos de transmissão da Série B
BuscarLibra e LFU se unem para venda dos direitos de transmissão da Série B
BuscarRepresentantes das duas ligas entendem a negociação como um passo importante para a estruturação de um modelo mais sólido
Meio & Mensagem
3 de março de 2025 - 13h19
Libra e LFU negociam direitos de transmissão da Série B do Brasileirão (Crédito: Divulgação)
A Liga Brasileira de Futebol (Libra) e a Liga Forte União (LFU) anunciaram no sábado, 1, um acordo para a comercialização em conjunto dos direitos de transmissão dos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025.
Essa é a primeira vez que os dois grupos se unem e, para os representantes, é um passo importante para a consolidação e estruturação de um modelo mais sólido.
“Esse é um passo fundamental na construção de um modelo mais sólido e integrado para o nosso futebol. Estamos muito felizes por avançarmos juntos nessa negociação, que fortalece a posição dos clubes e beneficia toda a indústria do esporte no Brasil”, afirmou Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza, em comunicado à imprensa.
A LFU conta, atualmente com Amazonas, América-MG, Athletic-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova na Série B. Já a Libra tem Ferroviária, Paysandu, Remo e Volta Redonda.
As ligas devem anunciar os resultados das rodadas de negociação dos direitos de transmissão e das estratégias de marketing em breve.
LFU E LIBRA SE JUNTAM PARA VENDA DE DIREITOS DA SÉRIE B
As duas entidades que reúnem os Clubes do futebol brasileiro, acabam de anunciar o primeiro acordo conjunto. A Liga Forte União e a Libra chegaram a um consenso e farão a venda conjunta dos direitos de transmissão da Série… pic.twitter.com/T3sxCOv6Ao
— Liga Forte União (@LigaForteBR) March 1, 2025
Em janeiro deste ano passou a valer a Lei do Mandante, sancionada em 2021 pelo então presidente da república Jair Bolsonaro, para as negociações dos direitos de transmissão do Brasileirão. O contrato anterior, assinado antes da nova legislação, esteve em vigor até o ano passado. A determinação dá ao mandante – ou seja, o time que joga em casa – o direito de comercializar a transmissão de seus jogos.
Até então, a Globo era a única detentora de todos os jogos da primeira divisão do torneio, com exceção às partidas do Athletico Paranaense, que se recusou a firmar acordo com a empresa de mídia.
Com a nova determinação, os clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro se dividiram em duas ligas para a comercialização dos direitos de transmissão dessa competição específica.
Desse modo, a Libra foi criada em 2022, atendendo Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória na Série A. Esse grupo optou pela venda dos direitos com exclusividade para a Globo e seus canais e plataformas.
Já a LFU se consolidou em 2023 com a junção da Liga Forte Futebol (LFF) com o Grupo União, se tornando a Liga Forte União. Com isso, agrupa Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco, na Série A.
Neste caso, os clubes optaram por uma venda fragmentada, dividindo os direitos entre Record, na TV aberta, e YouTube (CazéTV), no digital, com um jogo por rodada; Prime Video com uma partida exclusiva por rodada; e Globo, com seus canais aberto e por assinatura, além do Premier.
Além da Séries A e B, as ligas representam times das Séries C e D, mas ainda não há informações sobre negociações.
Compartilhe
Veja também
Revista Manchete volta com foco no lifestyle do Rio de Janeiro
Multiplataforma, publicação pretende distribuir conteúdo em canal do YouTube, site e redes sociais, além das edições impressas bimestrais
TV Cultura e YouTube se unem em projeto de bem-estar e segurança para jovens
Iniciativa reúne as empresas de mídia e líderes do setor de distribuição de conteúdo infantil e visa garantir conteúdo apropriado para crianças e adolescentes