Madeira e pincel na abertura de Velho Chico
Veja o making-of da produção artística desenvolvida pelo grafista Samuel Casal e o ilustrador Mello Menezes
Veja o making-of da produção artística desenvolvida pelo grafista Samuel Casal e o ilustrador Mello Menezes
Meio & Mensagem
17 de março de 2016 - 8h18
A abertura da novela Velho Chico, que estreou na segunda-feira, 14, na TV Globo, foi desenvolvida por um processo manual do grafista Samuel Casal que se encarregou do entalhe em madeira e a pintura e ilustração de Mello Menezes.
Um mural real em MDF foi criado para ilustrar as raízes antropofágicas e contar várias histórias. O painel tem como centro a índia Iati, cujas lágrimas derramadas após a partida de seu amado são as responsáveis pelo nascimento do São Francisco.
A arte conta com a trilha sonora de Tropicália, regravada por Caetano Veloso, com arranjos de Tim Rescala e participação da Orquestra de Heliópolis, comunidade da zona sul de São Paulo.
O trabalho que mistura elementos de artistas como Portinari, Diego Riviera e Pablo Picasso ficará exposto nos Estúdios Globo.
“Se trata de uma peça única. Foi juntar o meu entalhe com um trabalho mais objetivo que é o da ilustração com o movimento da animação com o gestual da pintura, parecia que tudo que eu tinha experimentado até então seria aplicado em um projeto só”, diz o gravista Samuel Casal. “Foi um processo criativo de conjugação de técnicas”, diz o ilustrador Mello Menezes.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo