Quais serão as ações da Meta durante as eleições da UE?
Meta formará equipe para combater conteúdo falso fruto de inteligência artificial nas eleições parlamentares da União Europeia
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Meio & Mensagem
27 de fevereiro de 2024 - 10h52
A Meta, detentora das plataformas Instagram, WhatsApp e Facebook, está estabelecendo algumas medidas para as eleições parlamentares da União Europeia, que acontecem em junho.
A big tech anunciou planos de recrutar um time para combater fake news, sobretudo seus impactos devido à geração de conteúdo falso por meio da inteligência artificial. O materiais incluem vídeos, imagens ou até áudios.
Isso se dá em meio à sofisticação da IA generativa e diversas ferramentas que chegam ao público. É o caso do ChatPGT, Gemini e outros.
Marco Pancini, chefe de assuntos da Meta para a UE, contou em postagem que a companhia ainda lançará um Centro de Operações Eleitorais específico para a região da União Europeia. A operação reuniria especialistas no combate de informações falsas e outros riscos relacionados ao uso da IA. Ainda, as medidas preveem penalidades por não conformidade com as políticas pré estabelecidas.
“Antes do período eleitoral, tornaremos mais fácil para todos os nossos parceiros de verificação de fatos em toda a UE encontrar e avaliar conteúdos relacionados com as eleições porque reconhecemos que a velocidade é especialmente importante durante eventos de notícias de última hora”, escreveu Porcini na postagem.
Entre as políticas da Meta em vigor, para além das eleições, está a rotulação de fotografias realistas geradas por meio de sua IA e postadas em suas plataformas. De acordo com Pancini, trabalham ainda na construção de ferramentas para identificar imagens geradas por outras companhias e serviços, como o Gemini, do Google, Midjourney, OpenAI e outras.
Ademais, segundo reportagem da BBC sobre o caso, a empresa de Mark Zuckerberg já atua junto a 26 organizações que verificam fatos na região. Além disso, estaria recrutando mais três da Bulgária, França e Eslováquia. Ao todo, a gigante da tecnologia conta com uma equipe global de aproximadamente 40 mil pessoas em segurança e proteção. Elas trabalham na moderação de conteúdo do Facebook, Instagram e Threads em mais de 70 línguas.
O executivo da Meta aponta que este é um trabalho que exigirá esforços do setor de tecnologia, governo e sociedade civil.
No Brasil, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute nesta terça-feira, 27, o uso da IA em campanhas eleitorais, segundo a Agência Brasil. O órgão se prepara para votar regras para as eleições municipais de outubro, abordando a propaganda eleitoral, bem como outros tópicos.
O texto propõe a necessidade da divulgação do uso de IA de maneira “explícita e destacada” em conteúdos que tenham sido criados ou manipulados pela tecnologia. Ainda, aborda a responsabilidade de empresas de aplicações na Internet, como as big techs. Elas devem, segundo a minuta, implantar medidas para impedir a publicação de conteúdo “irregular”.
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