Mynd e Banca Digital encerram parceria de exclusividade

Buscar

Mynd e Banca Digital encerram parceria de exclusividade

Buscar
Publicidade

Mídia

Mynd e Banca Digital encerram parceria de exclusividade

Rede de perfis de entretenimento e celebridades passa a operar de forma 100% independente em relação às negociações de publicidade com marcas e agências


22 de março de 2024 - 8h56

Mynd Banca Digital

Alguns dos perfis que fazem parte da Banca Digital, que agora passa a operar de forma 100% independente nas negociações comerciais (Crédito: Reprodução/X)

A Mynd e a Banca Digital estão encerrando a parceria de exclusividade comercial que mantinham desde 2020.

Em comunicado, as duas empresas explicam que a Banca Digital, agora, passa a ser uma empresa 100% independente comercialmente e, com isso, poderá negociar diretamente seus acordos publicitários com agências e anunciantes.

A Banca Digital é uma rede criada pelo empresário Murilo Henare, que agrega diferentes perfis de conteúdo de celebridades e entretenimento no Instagram, como Alfinetei, Nana Rude e Gina Indelicada.

Em 2020, a Banca Digital passou a fazer parte da Mynd, empresa responsável pela aproximação comercial entre creators e marcas. A Banca Digital, inclusive, era o único braço de perfis de entretenimento da Mynd, uma vez que os demais agenciados pela empresa são artistas, cantores, influenciadores e criadores de conteúdo.

“A Mynd sempre acreditou no nosso negócio, nos ajudando a construir uma reputação no mercado. Nesse momento de expansão da indústria de influência e da nossa operação, nos colocamos como sempre atuamos, na promoção de conversas saudáveis e seguras no ambiente digital, tanto para o nosso público quanto para os nossos clientes”, diz Henare, CEO da Banca Digital, em comunicado.

Crise da Mynd e Banca Digital

O fim da parceria de exclusividade entre Mynd e Banca Digital acontece cerca de três meses depois de as duas empresas enfrentarem uma crise de imagem que repercutiu bastante na mídia e nas redes sociais.

Em dezembro, o perfil Garoto do Blog, até então fazia parte da Banca Digital, publicou imagens falsas de uma conversa entre a Jéssica Canedo e o humorista Whindersson Nunes, insinuando um suposto relacionamento entre eles – o que foi desmentido pelos dois. Outras páginas de fofoca de grande alcance, entre elas a Choquei, também publicou o assunto.

A viralização da notícia falsa teria culminado no suicídio da jovem, no dia 22 de setembro. A Polícia Civil de Minas Gerais investigou o caso e, recentemente, concluiu que a própria jovem disseminou o conteúdo falso às páginas de fofoca.

A morte de Jéssica abriu uma onda de debate sobre a falta de responsabilidade dessas páginas de entretenimento em relação aos conteúdos publicados.

Em entrevista concedida ao Meio & Mensagem em janeiro, Fátima Pissarra, CEO da Mynd, contou que o perfil Garoto do Blog foi afastado da Banca Digital após o ocorrido e reforçou que a Mynd era responsável apenas pelas negociações comerciais realizadas nos perfis, sem qualquer interferência ou coordenação dos assuntos e conteúdos publicados.

A reformulação da Banca Digital

Nas semanas seguintes, a Banca Digital fez algumas movimentações significativas em sua estrutura, investindo na contratação de profissionais experientes tanto nas áreas comercial quanto de conteúdo.

O primeiro deles foi Peter de Albuquerque, ex-head de cultura e criatividade da Ambev, para ocupar o posto de chief operation officer (COO) da Banca Digital. O cargo ainda não existia no organograma da empresa.

Em fevereiro, outros reforços foram anunciados na liderança da Banca Digital: Alberto Pereira Jr. (ex-Trace Brasil e Grupo Folha) como head de jornalismo, música e parcerias, e o criador de conteúdo Davi Vosk (criador do perfil Saquinho de Lixo), como head de inovação e novos formatos.

Profissionalização da Banca Digital

No dia 27 de fevereiro a Mynd realizou um upfront para apresentar os principais projetos do ano a clientes e parceiros.

No evento, os líderes da Banca Digital não fizeram menção à separação da agência de conteúdo, mas já indicavam que a empresa estava em um processo de profissionalização das atividades.

“Vamos construir um modelo 360º, que vai nos dar muito orgulho e que vai levar quem é leal conosco, tanto marcas quanto veículos. Um movimento completo que não vai se bastar em solucionar ou apagar uma conversa que está sendo problemática ou que levantou polêmicas. O mercado de influência precisa trabalhar com autorregulação e diretrizes éticas. Não tem como negar nossa lógica de mercado. É melhor nós aprendemos a fazer melhor e direito do que anunciantes questionarem essa lógica”, disse Peter de Albuquerque, na apresentação.

Atualmente, o perfil da Banca Digital no Instagram não apresenta nenhum publicação e nem um link que leve ao site oficial da companhia. A mesma estratégia é utilizada no LinkedIn. Não é possível, portanto, ver a lista atualizada dos perfis de entretenimento que compõem a empresa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Band fecha parceria com Warner Bros Discovery para exibição de séries da Max

    Atração da Band será apresentada por Joana Treptow e primeiro programa a ser exibido é Operação Fronteira Brasil

  • SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    Festival de Austin, no Texas, estreou sua primeira edição internacional no ano passado em Sydney, na Austrália, e agora expande para a capital britânica