Nike compra startup de NFTs para aumentar seu metaverso
A fabricante de tênis adquiriu a RTFKT, uma das empresas mais cotadas do metaverso, com projetos de avatares que movimentam milhões de dólares
Nike compra startup de NFTs para aumentar seu metaverso
BuscarNike compra startup de NFTs para aumentar seu metaverso
BuscarA fabricante de tênis adquiriu a RTFKT, uma das empresas mais cotadas do metaverso, com projetos de avatares que movimentam milhões de dólares
15 de dezembro de 2021 - 17h45
A Nike anunciou na segunda-feira que adquiriu a RTFKT, uma das companhias de NFT mais fortes do mercado, por um preço não divulgado.
https://twitter.com/Nike/status/1470504318671458307?s=20
A aquisição é outro sinal de que a fabricante de tênis tem planos maiores para o metaverso e calçados digitais. No último mês, a Nike criou um mundo virtual na plataforma de jogos Roblox e entrou com pedido de registro de sete marcas de “bens virtuais”.
A RTKFKT tem estado por trás de alguns dos lançamentos mais bem sucedidos de NFTs, comandando mais de US$ 700 mil em mercados como OpenSea, uma plataforma de troca de non-fungible tokens.
Publicitários e entusiastas de NFT dizem que o acordo da Nike pela RTFKT pode estimular uma adoção ainda mais ampla da cripto-tecnologia. “Este é um momento divisor de águas para marcas e NFTs”, diz Avery Akkineni, presidente da VaynerNFT, que é uma divisão da VaynerMedia, que trabalha com anunciantes como AB InBev em projetos de NFTs. “Isso mostra o desejo das marcas mainstream em participar dessa cultura.”
Apesar de muitos publicitários e consumidores não estarem familiarizados com o trabalho da RTFKT, os projetos da startup, incluindo tênis virtuais, são bem conhecidos por colecionadores de NFT. Os non-fungible tokens são criados usando tecnologia de blockchain, que é a mesma plataforma de computação que cria e rastreia criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. As marcas tem tido mais envolvimento com NFTs este ano, distribuindo trabalhos de arte em forma de NFT e trabalhando com criadores de NFTs. Enquanto isso, a maioria das plataformas de internet, como a Meta, consideram os NFTs um ativo digital fundamental para a chegada do metaverso.
A RTFKT tem desenvolvido avatares NFTs que podem atravessar mundos de realidades virtuais como o The Sandbox e a Decentraland. Os avatares dos consumidores podem ser vestidos com roupas e acessórios de designers. A Adidas recentemente distribuiu NFTs para fãs que receberam vantagens no mundo real e virtual por ter esses tokens.
No mês passado, a RTFTK lançou um dos projetos mais experimentais de NFTs chamado Clone X Mint Vial, onde era possível resgatar avatares estilosos que vivem em mundos virtuais. Os NFTs podem ser trocados por cerca de US$ 40 mil no OpenSea. A empresa também criou edições limitadas de avatares da Clone X com o artista Murakami, que foi vendido por mais de US$ 700 mil. Os avatares Clone X e Murakami geraram US$ 32.7 milhões em vendas nas últimas 24 horas, de acordo com a The Nifty, um site que acompanha as vendas de NFTs.
“Nós estamos adquirindo um time muito talentoso de criadores com uma marca autentica e conectada”, disse John Donahoe, presidente e CEO da Nike, no anúncio da compra da empresa, feito esta semana. “Nossos planos são investir na marca RTFKT, servir e crescer sua comunidade inovadora e criativa e estender a pegada e capacidades digitais da Nike.”
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King