O que determina o sucesso de uma música?
Em estudo, ESPM emprega inteligência artificial para fazer predições sobre músicas de sucesso a partir da análise de mais de 3 mil faixas
Em estudo, ESPM emprega inteligência artificial para fazer predições sobre músicas de sucesso a partir da análise de mais de 3 mil faixas
Meio & Mensagem
18 de abril de 2023 - 10h26
O que faz com que uma música tenha, ou não, sucesso? A pergunta foi determinante para o desenvolvimento do Simulador de Popularidade de Músicas, estudo Núcleo de Transformação Digital da ESPM, em parceria com a Cognitive, Cnpq e Fapesp.
(Crédito: Shutterstock)
O levantamento consistiu na análise de 3.446 músicas presentes no Spotify e no Deezer e coletadas em 2017 e 2023. A seleção foi feita em playlists Top 200 e Virais, bem como músicas de artistas populares que não entraram nas top 200. Além disso, as faixas foram divididas entre metade de sucesso e a outra sem sucesso.
Segundo a ESPM, o objetivo da pesquisa é prever o sucesso de músicas antes de elas serem lançadas no mercado. Assim, artistas e gravadoras musicais possam traçar estratégias que obtenham maior retorno financeiro.
O cálculo do sucesso das músicas foi feito a partir da divisão do número de faixas do Top 200 pelo número de canções lançadas. Um dos resultados foi o de que, apesar de gravadoras menores lançarem mais músicas, o sucesso destas é menor. Da mesma forma, 43% dos sucessos ficaram concentrados em 4 gravadoras, entre 376 analisadas.
A que mais obteve destaque foi a Sony, com 14,2% dos sucessos. Na sequência aparece a Som Livre (13,9%) e a Universal (8,8%). A quarta colocada foi a Warner, com 7,1% dos sucessos.
A inteligência artificial leva em consideração algumas características determinantes: se a música é dançante, energética e positiva, por exemplo. Esse foi o caso do hit “Zona de Perigo”, do cantor Léo Santana.
Música falada, acústica, ao vivo, instrumental e conteúdo explícito são outros fatores avaliados no simulador de sucesso são. As faixas são classificadas, ainda, pelo tempo da batida, duração da música, número de artistas e seguidores nas plataformas.
No que diz respeito aos gêneros, isso pode influenciar também no sucesso de uma música. A simulação identificou que, ainda que pops e funks tenham maior número de músicas, o sucesso predomina no sertanejo. A taxa fica em 94%. Já MPB e rap são os gêneros com menor avaliação segundo a IA.
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