Campanha do Sou da Paz dá voz às vítimas de violência armada
Criada pela Troup Cyranos pela Alegria, a ação divulga uma personagem criada com IA, que representa mães e esposas enlutadas pelo uso de armas de fogo

A personagem MarIA personifica mulheres enlutadas pela perda de entes queridos (Créditos: Divulgação)
O Instituto Sou da Paz quer colocar em evidência a dor de mães enlutadas pela violência armada.
Segundo dados do Datasus/Ministério da Saúde, quase 76,97% das vítimas de armas de fogo em 2023 eram pessoas negras, sendo mais da metade (54%) jovens de 15 a 29 anos, sendo 94% homens.
Diante desses dados alarmantes, é comum que a sociedade evidencie as vítimas assassinadas e esqueçam de quem ficou: mães, irmãs, esposas e amigas que sofrem com a perda precoce.
Com base nesses dados, o instituto deu vida à MarIA, personagem construída com IA para representar a dor dessa perda familiar. A tecnologia uniu diversas características do perfil prevalente dessas mulheres, para gerar identificação com o público.
No filme, a personagem cita nomes de diferentes mulheres, alertando sobre a recorrência da violência armada, e dando voz à dor silenciada. Como mensagem final, a ação incentiva a entrega voluntária e anônima de armas.
“Estamos convidando a população a pensar sobre o perigo da presença da arma somada a um segundo de descontrole, por isso divulgamos a existência de um canal do Ministério da Justiça para que as pessoas se desfaçam de uma arma de fogo, seja ela legal ou ilegal, de forma segura e anônima, recebendo uma indenização monetária por isso”, comenta Carolina Ricardo, diretora executiva do Instituto Sou da Paz.
A campanha foi criada e desenvolvida pela agência Troup Cyranos junto à Alegria, hub de criação e tecnologia lançado por Marcelo Reis. A produção foi da Love Pictures Company.