Perplexity oferece US$ 34,5 bilhões pelo Google Chrome
Oferta acontece em um momento que o Google enfrenta medidas da lei antimonopólio nos Estados Unidos

Google enfrenta trâmites judiciais para manter Chrome (Créditos: 2lttgamingroom/Shutterstock)
Com informações do Ad Age
A startup de inteligência artificial Perplexity, está oferecendo US$ 34,5 bilhões pela compra do Google Chrome. A oferta é uma estratégia que antecipa a possível solicitação de venda do navegador, devido ao processos antimonopólio dos Estados Unidos.
A oferta, audaciosa e não solicitada, foi enviada para o Alphabet Inc. da Google nessa terça-feira, 12, segundo um porta voz da Perplexity. A startup pretende arrecadar os fundos com ajuda de investidores externos.
A proposta acontece logo após a rival, OpenAI, ter demonstrado interesse em adquirir o Chrome — que junto com o software de código aberto Chromium, é a principal forma de as pessoas acessarem a web em computadores.
O Google disse, anteriormente, que pretende contestar a alegação judicial de que a empresa monopoliza ilegalmente o mercado de busca, o que pode atrasar a decisão por meses ou anos. A companhia também pretende desafiar qualquer decisão que determine a venda do Chrome, além de propor uma série de medidas que modificariam os acordos de navegação com a Apple, Mozzila e Android, abrindo o mercado de busca para competição.
O governo dos Estados Unidos já deixou claro no ano passado que o Google deve vender o Chrome e licenciar dados de busca para os concorrentes, entre outras mudanças propostas. O juiz distrital dos EUA, Amit Mehta, deve emitir uma decisão nos próximos dias sobre as medidas de prevenção ao monopólio do mercado de busca online.
A Perplexity — que buscou atrair usuários do Google oferecendo buscas impulsionadas por IA — arrecadou US$ 100 milhões em uma rodada de financiamento que avaliou a empresa em US$ 18 bilhões, ainda neste ano. Segundo um relatório da Bloomberg News, isso levanta a questão de como a Perplexity poderia dar conta da oferta proposta a Google pelo Chrome.
“Vários fundos de investimento grandes já concordaram em financiar a transação por completo”, afirma Dmitry Shevelenko, CBO da Perplexity. A startup se recusou a nomear as empresas.
A oferta da Perplexity “subestima o produto, e não deve ser levada em conta”, explica Colin Sebastian, analista da Robert W. Baird & Co — o executivo estima um valor próximo de US$ 100 bilhões. Ele também enxerga a divisão forçada como “pouco provável, devido o dano potencial para os usuários no que tange à baixa qualidade e produtos menos confiáveis. A complexidade de desvincular esses produtos da plataforma do Google também pode gerar problemas, e existem alternativas para cumprir com as metas judiciais propostas”.
Não é a primeira vez que a Perplexity faz uma oferta para uma propriedade de internet sob ameaça de transição forçada. Ainda neste ano, a startup fez uma oferta para a detentora do TikTok, ByteDance Ltd., com a proposta de unir suas operações com os EUA e criar uma nova entidade.
O mercado de mecanismos de busca tem percebido um interesse renovado ao passo que companhias de IA demonstram interesse em construir agentes que completam compras online e executam outras tarefas. A Perplexity afirma estra preparando o lançamento de um navegador chamado Comet, que conta com um agente de IA integrado.
A startup acrescenta que não faria nenhuma “modificação secreta” no Chrome. “Isso é parte do nosso compromisso com continuidade e liberdade de escolha dos usuários, e provavelmente será visto como um benefício de estabilidade para o Google e diversos anunciantes”, explicou o porta-voz.
Se a oferta for aceita e o acordo aprovado, a Perplexity deve investir cerca de US$ 3 bilhões nos próximos dois anos no Chrome e Chromium, além de “estender ofertas para uma parte substancial dos funcionários do Chrome”. A startup acrescenta que sua oferta para o Google não inclui nenhuma participação acionária da Perplexity — para evitar problemas com a lei antimonopólio.