Google prepara formato de anúncio com IA
Modelo de anúncios potencializados por IA tem o objetivo de transformar modelo de monetização da busca

O novo modelo de anúncios por IA já está sendo apresentado ao mercado (Créditos: Casimiro/Shutterstock)
Com informações do Ad Age
O Google está se preparando lançar seu novo formato de anúncios potencializado por inteligência artificial, dando às agências e marcas informações sobre como o novo canal difere do modelo de busca tradicional, além de oferecer detalhes sobre como o pagamento sobre busca por IA vai funcionar.
Recentemente, o Google circulou, nos Estados Unidos, um documento em que dá dicas para a publicidade de busca por IA. A empresa vai selecionar anúncios baseados no consumidor,e no conteúdo das respostas geradas no modo de IA, de acordo com o que foi apresentado aos profissionais de marketing.
O documento, que inclui uma página intitulada “Anúncios no modo de IA”, foi compartilhada com o Ad Age sob condição de anonimato.
O Google lançou seu modo de IA durante o Google I/O e durante conferências de live marketing, em maio. O novo formato foi uma evolução dos resumos gerados por IA — a IA generativa que reúne respostas no topo do mecanismo de busca.
O modo IA é uma pesquisa por inteligência artificial mais imersiva, que lembra o ChatGPT e Perplexity, e oferece respostas conversacionais para as questões, ao invés de simplesmente entregar links estáticos.
O Google disse desde o começo que iria trazer os anúncios para o modo de IA. Agora, a empresa está planejando colocar os anúncios antes do último trimestre do ano, de acordo com um líder de marketing que falou com o Ad Age sob condição de anonimato.
“O grande avanço é que as questões vão se tornar conversas,” conta o líder de marketing, em referência a como os consumidores tem sessões mais profundas ao pesquisar através da IA.
A apresentação do Google para os profissionais de marketing destaca essa mudança de comportamento também, ao passo que pessoas direcionam questões maiores à IA do que aos mecanismos de busca tradicionais.
A dinâmica muda conforme o Google decide qual anúnio posicionar — decisão que será baseada no conteúdo das conversas com a IA, não apenas nas pesquisas tradicionais.
“As pessoas estão usando o modo IA para fazer perguntas exploratórias e de finais abertos, bem como com tarefas mais complicadas,” afirmou o Google em seu documento aos profissionais de marketing.
Um representante do Google contou ao AdAge que eles estão começando a mostrar mais anúncios no modo IA, e “percebendo um valor incrível.”
“Estamos animados para compartilhar com nossos parcerios como eles podem ser descobridos e como podem se conectar com os consumidores através da tecnologia,” disse o representante.
A empresa está dando mais informações sobre como sua estratégia de IA está se desenvolvendo, e compartilhou dados sobre o uso dos resumos de IA e do modo IA. Há mais de 100 milhões de usuários ativos mensais do modo IA do Google nos EUA e Índia, de acordo com Sundar Pichai, CEO do Google.
Entretanto, o avanço relacionado à busca por IA tem potencial para canibalizar o modelo tradicional de busca do Google. Por isso, o Google precisa encontrar meios para manter seu maior gerador de receita, enquanto se move em direção a um modelo AI-first.
A empresa também está competindo com o aumento das startups de IA, incluindo ChatGPT e Perplexity, o que pode desviar parte das atividades de busca.
Agora, o Google está se movendo mais rápido para introduzir monetização em sua plataforma de IA, como a Perplexity e ChatGPT, que estão em seus estágios iniciais de crescimento. O modelo de negócio para buscas por IA ainda é incerto.
Por exemplo, existem questões sobre se a quantidade de cliques através de plataformas de IA terá a mesma frequência que os cliques em mecanismos de buscas tradicionais. Se os consumdiores não se sentem inclinados a clicar, isso poderia representar uma ameaça ao pagamento de custo por clique, associado ao modelo. Algumas plataformas já consideram usar a estratégia de custo por mil impressões.
“Esse é um dos temas que está em debate: Qual será o modelo econômico da busca no futuro?,” cnta outro líder de marketing familiar com o assunto.
Os anunciantes que estão lançando campanhas através do Performance Max e AI Max for Search — produtos publicitários automatizados do Google — também serão beneficiados no modo IA, de acordo com o material circulado pelo Google.
A empresa disse que os anúncios no modo Ia serão baseados em texto, como anúncios de busca; os anúncios de vendas terão detalhes dos produtos. O Google também disse que “a higiene do feed é crítica,” o que signifca que as marcas devem manter seus catálogos de produtos digitais com informações mais atualizadas.