O modelo de negócios do Spotify para podcasts
Plataforma de áudio incentiva criatividade e autonomia de criadores de conteúdo ao mesmo tempo em que potencializa a atração de marcas a partir da personalização
O modelo de negócios do Spotify para podcasts
BuscarO modelo de negócios do Spotify para podcasts
BuscarPlataforma de áudio incentiva criatividade e autonomia de criadores de conteúdo ao mesmo tempo em que potencializa a atração de marcas a partir da personalização
Giovana Oréfice
15 de setembro de 2023 - 6h05
O Brasil é um dos países que mais consomem podcasts no mundo, e o Spotify baseia-se nesta tendência crescente para fomentar seu ecossistema.
A plataforma conta, hoje, com mais de 10 milhões de criadores com mais de meio bilhão de ouvintes em 184 países e mercados. Ao todo, são mais de 5 milhões de programas disponíveis globalmente.
O boom da produção se deu muito pela oferta de recursos, suporte, interatividade e autonomia dentro da plataforma. O Spotify for Podcasters é um espaço dedicado ao envio ou gravação de conteúdo, bem como à publicação de videocasts, adição de recursos interativos e acompanhamento de métricas. Além disso, a iniciativa permite que creators ajustem programas e descrições dos episódios, criem um trailer e personalizem recursos promocionais para atrair novos ouvintes.
“A plataforma garante que criadores tenham a opção de se conectar com seus fãs em um nível mais profundo, dando acesso aos recursos interativos e exclusivos do Spotify para todos os podcasters”, comenta Bárbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores de conteúdos no Spotify para América Latina. “Queremos oferecer maneiras que permitam que criadores em todos os estágios de suas carreiras possam se desenvolver na sua arte de podcasting, estabelecer uma carreira, prosperar e crescer”, complementa.
Considerando a diversidade de formatos e audiências que os podcasts trazem para as plataformas de streaming de áudio, a executiva elenca o fornecimento de um espaço completo como o maior desafio neste sentido. Ela cita a necessidade de reunir, em um só local, ferramentas de criação, interação de visualização de métricas de maneira fácil, intuitiva e gratuita – não importando o nível de profissionalização do criador de conteúdo. Contudo, até o momento, as ferramentas de publicidade estão disponíveis somente para criadores nos Estados Unidos.
A pesquisa “A influência da publicidade digital no universo dos podcasts”, feita pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise em 2021, indica que mais da metade dos ouvintes de podcasts (59%) se lembram de anúncios apresentados durante podcasts. “A grande abertura do público por este tipo de conteúdo tem sido cada vez mais reconhecida pelas marcas, que veem uma oportunidade para se conectarem com o seu público”, pontua José Melchert, diretor do Spotify Advertising no Brasil.
Estudos internos da plataforma indicam, ainda, que anúncios de áudio têm um impacto 19% maior comparado a outras mídias. Ademais, ouvintes lembram das marcas que ouvem, com uma taxa até cinco vezes maior de atenção. Outra tendência que se destaca em alguns estudos é o poder de influência e confiança da audiência em relação aos apresentadores de podcasts.
A linha de personalização de conteúdo em áudio se aplica aos anunciantes, fazendo com que encontrem podcasts que tenham relação com seu produto e serviço. Isso ajuda as pessoas a descobrirem conteúdos, resulta em engajamento e geração de negócios, conforme salienta Melchert. Ainda, o Spotify oferece um pacote de soluções de publicidade às marcas de acordo com a necessidade, público e tipo de produto a ser anunciado.
Ainda, o Spotify trata podcsats e áudio seguindo mecanismos semelhantes: “Assim como fazemos com a música, nosso trabalho em podcast se concentra intensamente na curadoria e personalização que os usuários esperam do Spotify”, contribui Bárbara.
Um formato relevante é a publicidade inserida antes do início do programa, no meio, intervalo do programa e no final. Além disso, os apresentadores dos podcsts podem ser as vozes dos anunciantes em seus programas, acompanhados por um display com o nome da marca. O streaminh denomina a modalidade ‘host read’.
“O mais importante é a adequação ao ambiente em que será veiculado e para quem é direcionado. Um estudo do Spotify revelou que 75% dos ouvintes estão abertos a ouvir um anúncio desde que tenha relação com eles, seus interesses e com as atividades que estão fazendo”, alerta o diretor do Spotify Advertising no Brasil.
Neste ano, o streaming apresentou uma modalidade de exclusividade – modelo de patrocínio que mais deve crescer, de acordo com o executivo. Os anunciantes podem estar presentes nos Podcasts Originais e Exclusivos Spotify em momentos de destaque. Isso contribui para a percepção de marca e pode gerar resultados tangíveis de negócio. Entre os exemplos estão programas como Carona Podpah, a áudiossérie de ficção França e o Labirinto, além da recente temporada do Mano a Mano.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo