Assinar

Rota atinge 30 mil pontos de mídia exterior

Buscar

Rota atinge 30 mil pontos de mídia exterior

Buscar
Publicidade
Mídia

Rota atinge 30 mil pontos de mídia exterior

Empresa sediada em Pernambuco consolida expansão pelo Norte e Nordeste


6 de abril de 2012 - 10h07

Por Carlos Lo Prete

Com 26 anos de atuação no mercado, a pernambucana Rota chegou aos 30 mil pontos de mídia exterior, com uma perspectiva de faturamento de R$ 100 milhões anuais. A empresa, que começou disponibilizando espaços publicitários em ônibus, foi ao longo dos anos ampliando o seu portfólio e hoje disponibiliza espaços em táxis, aeroportos e metrôs, além de opções como mobiliário urbano, outdoors e frontlight, entre outras. Presente nas principais cidades do Norte e do Nordeste, a Rota tem 125 funcionários e segue atenta a prospectar novos municípios onde possa se estabelecer.

“Chegamos a esta marca dos 30 mil pontos com muito orgulho, principalmente considerando-se que somos uma empresa criada e estabelecida no Nordeste. É muito gratificante poder oferecer esta quantidade de espaços ao exigente mercado publicitário e clientes em geral, e isto nos ajuda a manter a empresa focada em continuar prestando bons serviços”, comemora Tatiana Guimarães, diretora de marketing do grupo Rota Mídia Exterior, acrescentando que a empresa procura oferecer o melhor custo/benefício e tem 100% de cobertura nas cidades em que atua, alcançando todos os públicos possíveis. A Rota tem pontos em Recife, Salvador, Boa Vista, Maceió, João Pessoa, Campina Grande, Natal, Fortaleza, Aracaju, Teresina, São Luís, Belém e Manaus. Na avaliação da executiva, a conjuntura econômica da região Nordeste atualmente é a melhor dos últimos 50 anos: “Em alguns Estados, como é o caso de Pernambuco, com a consolidação do Porto de Suape a perspectiva é ainda melhor para os próximos dez anos, diante do grande número de indústrias recentemente aqui instaladas.”

O mercado brasileiro de mídia out-­of-home, segundo ela, deve manter nos próximos anos o movimento de expansão que o caracterizou na última década. “Excluindo São Paulo dessa conjuntura, por ter praticamente acabado com este importante segmento de forma totalmente irracional, os demais Estados brasileiros têm um setor que cresceu muito e ainda vai crescer”, avalia a diretora de mar­keting, completando que o clima quente do Nordeste favorece a percepção da mídia exterior. “Com muito sol e pouca chuva, as pessoas circulam mais nas ruas­ das cidades. Além disso, o crescimento abundante da quantidade de famílias que possuem automóveis resulta em congestionamentos que favorecem a visibilidade da mídia exterior”, analisa Tatiana. 

A Rota iniciou suas atividades como empresa de mídia exterior no ano de 1985, pelo fundador Wilson Guimarães, ainda presidente. “Ele percebeu que nas grandes capitais da Europa e dos Estados Unidos, e também em grandes capitais brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, empresas exploravam os espaços internos e externos dos ônibus de transportes coletivos para divulgar produtos e serviços por meio de cartazes fixados nos coletivos. A ideia foi trazer o mesmo para o Nordeste”, conta Tatiana.

No início, a Rota fixava os anúncios nas laterais dos ônibus com placas de Eucatex que eram desenhadas e pintadas com as marcas e produtos dos clientes, que na grande maioria eram anunciantes locais e de pequeno porte. Após alguns anos, os anúncios saíram das laterais e foram para a parte inferior dos vidros traseiros e, mais tarde, passaram a ocupar totalmente o vidro e a traseira total dos ônibus. Além disso, os pequenos anunciantes começaram a dividir o espaço com grandes marcas nacionais que passaram a utilizar este tipo de comunicação com o seu público-alvo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também